sexta-feira, abril 05, 2013

Petrolândia: Audiência pública no projeto Icó-Mandantes discute situação dos produtores rurais


Fotos: Assis Ramalho
José Maurício: Pres. do STR
Deputado Rodrigo Novaes(PSD)
Deputado Diogo Moraes(PSB)
Deputada Isabel Cristina(PT)

Deputado Manoel Santos(PT)
Vereador Rogério Novaes

Na tarde desta quinta-feira (04) foi realizada uma audiência Pública no Icó-Mandantes onde foram discutidos pendências do projeto de reassentamento.

A audiência contou com a presença de representantes da  Codevasf, Hidrosonda, Plena, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, representantes dos produtores rurais, vereadores de Petrolândia, além dos deputados estaduais Isabel Cristina (PT), Manoel Santos (PT) e Rodrigo Novaes (PSD) e Diogo Moraes (PSB).

O encontro foi organizado a pedido do vereador Rogério Goes de Sá (Rogério Novaes), através de encaminhamento ao deputado Rodrigo Novaes, junto à Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa de Pernambuco. 

Durante a manhã, os deputados, acompanhados de representantes do Sindicato Rural, e Codevasf, fizeram visitas aos sistemas de bombeamentos da EB1 do Bloco 03,  EB3 do Bloco 04, e EB5 do Bloco 04.

À tarde, foi realizada a reunião que contou também com a presença de grande número de produtores rurais, e na qual foram discutidos os problemas que afetam os produtores rurais da área.

Vale lembrar que no dia 04 de março, as cinco estações de bombeamento que abastecem todo o perímetro irrigado do Projeto Icó Mandantes, no município de Petrolândia, foram ocupadas por membros do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia e por produtores rurais daquele Projeto. O motivo foi a greve, por falta de pagamento, de empregados da Hidrosonda, empresa terceiriza que presta serviços à Codevasf e é responsável pelos serviços de bombeamento. A paralisação dos terceirizados fez com que os serviços de bombeamento que levam água às plantações dos agricultores do Projeto Icó-Mandantes fosse reduzido a apenas 30% da sua capacidade, o que não é o suficiente para atender a demanda das mais de 800 famílias daquela localidade. Na oportunidade os produtores também denunciaram  a situação precária dos  equipamentos de bombeamento de água, com vazamentos, emendas e corrosão.

Durante a reunião desta quinta-feira (04), a CHESF (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco), foi duramente criticada por não ter enviado nenhum representante para o encontro. Também foram feitas algumas críticas ao prefeito de Petrolândia pela sua ausência.

A reportagem do Blog de Assis Ramalho vai postar, em breve, uma série de reportagens sobre tudo que aconteceu no encontro, inclusive uma entrevista com o deputado Rodrigo Novaes.

Entre outros, estiveram presentes à Audiência Pública desta quinta-feira (04) no Projeto Icó Mandantes:

Deputado estadual: Diogo Moraes (PSB) - Presidente da Comissão de Agricultura da ALEPE 
Deputado estadual:  Rodrigo Novaes (PSD)
Deputado estadual: Manoel Santos (PT)
Deputada estadual: Isabel Cristina (PT)
Vereador: Fabiano Marques (PR)
Vereador: Rogério Novaes (PSL)
Vereador: Carlos Alberto Correia (Carlinhos) (PTB)
Vereador: José Luiz (Zé Pezão) (PSC)
Vereador: Raimundo Paulo Lacerda (Noca) (PPS)
Vereador: Jorge Viana (PSL)
Vereador: Dr. Eudes (PRB)
Vereadora: Dona Santa (PRB)
Cícero Moura: Produtor rural, candidato a prefeito na eleição de 2012
José Maurício: Presidente do Sindicato Rural de Petrolândia
Fabrício Rodrigues: Representante da CODEVASF
Hugo Rocha: Representante da CODEVASF
Thiago Moraes: Representante da HIDROSONDA
Marcos Coutinho: Representante da PLENA
Paulo Campos e José Hiataedson: Representantes dos Produtores Rurais do Projeto Icó-Mandantes

Para ver as fotos do evento, clique aqui>Audiência Pública no Projeto Icó-Mandantes (04/04/13)

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário