quarta-feira, outubro 23, 2013

Piranha vegetariana e outras 400 espécies são descobertas na Amazônia


Quarenta e uma novas espécies de animais e plantas, entre elas uma piranha vegetariana, foram descobertas na região do Amazonas nos últimos anos, anunciou o Fundo Mundial para a Natureza (WWF). Duzentos e cinquenta e oito plantas, 84 peixes, 58 anfíbios, 22 répteis, 18 pássaros e um mamífero - um macaco titi -, foram descobertos entre 2010 e 2013 na vasta região sul-americana, segundo um comunicado do escritório britânico da organização ecológica.

"Quanto mais os cientistas olham, mais encontram", explicou Damian Fleming, chefe dos programas do Brasil e do Amazonas na WWF-UK.

"Com uma média de duas novas espécies identificadas a cada semana nos últimos quatro anos, fica claro que a extraordinária Amazônia é um dos centros de biodiversidade mais importantes do mundo".
A WWF-UK acredita que estas espécies se encontram apenas em partes reduzidas da região amazônica, o que supõe uma ameaça por culpa do desmatamento. Neste sentido, o governo brasileiro explicou que parte da bacia amazônica perdeu 1.695 km2 entre agosto de 2012 e fevereiro de 2013).

"A descoberta destas novas espécies reafirma a importância de assumir compromissos e gerenciar de modo sustentável esta biodiversidade única", afirmou Fleming.

Entre as espécies descobertas, destaca-se o macaco titi Caqueta (Callicebus caquetensis), cujas crias têm um traço peculliar.

"Quando eles se sentem contentes, ronronam como gatinhos", afirmou cientista Thomas Defler, que ajudou a descrevê-lo.

Também chama a atenção a piranha vegetariana (Tometes camunani), que se alimenta de algas.

Fonte: AFP no Portal NE10

Nenhum comentário:

Postar um comentário