terça-feira, junho 16, 2015

Petrolândia: CRAS sedia mutirão para emissão gratuita de documentos para trabalhadores rurais

Entrevista com o Coordenador José Luiz Ataíde vai ao ar na manhã desta quarta-feira (17), no programa "Acordando com as Notícias pela Web Rádio Petrolândia

O Município de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, recebeu o mutirão do Programa Nacional de Documentação das Trabalhadoras Rurais (PNDTR) nessa segunda e terça-feira, dias 15 e 16. A ação aconteceu na sede do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), na Quadra 17.

O mutirão teve como objetivo oferecer acesso gratuito aos documentos Carteira de Identidade (RG) e de Trabalho (CTPS), Certidão de Nascimento e Casamento, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e inscrição no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Quem precisou de fotografias para a documentação, recebeu também gratuitamente o serviço no mesmo local.

Balanço - De acordo com os organizadores do mutirão, foram emitidos 412 Carteiras de Identidade, 262 CPFs, 229 Carteiras de Trabalho, 215 Certidões de Nascimento, 24 Certidões de Casamento. Ainda foram prestados 192 atendimentos com informações de Educação Previdenciária.

Em entrevista ao Blog de Assis Ramalho e à Web Rádio Petrolândia, o Coordenador do PNDTR, José Luiz Ataíde, lamentou o fato de não poder suprir totalmente a demanda da população, já que o programa prevê um número limitado de documentos emitidos por dia em cada município.

"Nós estamos aqui realizando esse trabalho para socorrer as pessoas que estão precisando de documentos, inclusive a segunda via. Mas, infelizmente, nós não temos como suprir totalmente a demanda, porque já chegamos nos municípios com os números de documentos exatos a serem emitidos. Por exemplo, por dia nós só dispomos de 180 identidades e 100 carteiras profissionais. Apenas os CPFs é por número indefinido. Portanto, infelizmente, sabemos que pessoas vão ficar sem serem atendidas. Neste exato momento (era por volta das 10 horas da manhã), as fichas para identidade já se esgotaram, mas já estamos com uma programação, onde vamos estar novamente em Petrolândia, no começo de dezembro deste ano, e desta vez vamos passar quatro dias, para que a gente possa suprir a demanda da região", disse Ataíde.

Perguntado se ficou surpreso com a quantidade de pessoas que compareceu à procura de documentos, ele disse que o fato é que os municípios têm crescido muito.

''O que acontece é que a população dos municípios tem crescido muito, e também há muita procura pela segunda via dos documentos, isso porque alguns perdem, outros são danificados, e sendo assim, não podemos suprir toda a demanda de uma só vez. Por isso, nós damos prioridade à emissão de segunda via, porque sabemos que lá fora eles vão ter que pagar para adquirir esses documentos, enquanto esse Programa emite totalmente gratuito."

Sobre parcerias

''Esse Programa é (realizado) em parceria com as prefeituras e coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, pelo Incra, Ministérios do Trabalho, Receita Federal, Governo do Estado, e Sindicatos de Trabalhadores Rurais dos respectivos municípios onde acontecem os mutirões.''

A entrevista completa vai ao ar na manhã desta quarta-feira (17), pela Web Rádio Petrolândia, no programa "Acordando com as Notícias"apresentado de segunda a sábado das 05h10 às 08h10, com Assis Ramalho.

Apesar de destinado às mulheres, o PNDTR também atendeu homens e crianças. Esses documentos permitem às trabalhadoras e trabalhadores ter acesso às políticas públicas do Governo Federal, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e o Bolsa Família.

Para ver fotos, clique > Petrolândia sedia Mutirão para Emissão de Documentos

Mutirão teve o apoio da Guarda Municipal de Petrolândia

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos; Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário