segunda-feira, maio 30, 2016

Entenda o que é glaucoma

Em caso de cegueira causada pelo glaucoma, não há reversão do quadro

A Organização Mundial da Saúde (OMS) registra 2,4 milhões novos casos de glaucoma todos os anos, totalizado 60 milhões de pessoas com a doença no mundo. No dia 26 de maio é lembrado o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma. Mas, você sabe o que é e quais são os sintomas da doença?

O glaucoma é uma doença causada pela lesão do nervo óptico e está relacionada à pressão ocular alta. Pode ser crônico ou agudo. Quando crônico é caracterizado pela perda da visão periférica (visão que permite perceber objetos ao nosso redor).

Quando o acometimento do glaucoma é considerado agudo o paciente tem perda súbita e grave da visão.

Raramente o glaucoma apresenta sintomas e os sinais da doença só vão surgir nos glaucomas agudos, quando o paciente sofre fortes dores de cabeça, fotofobia, enjôo e dor ocular intensa.

Em caso de cegueira causada pelo glaucoma, não há reversão do quadro, pois não se tem ainda como recuperar após lesão que ocorre em fibras de nervos que saem da retina para o nervo óptico.

De acordo com as estatísticas, 1% a 2% da população acima de 40 anos é portadora de algum tipo de glaucoma. Filhos de pessoas com a doença precisam verificar com mais frequência sua pressão intraocular. É preciso ter cuidado com certos medicamentos que podem provocar o aumento da pressão intraocular.

IMIP PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário