terça-feira, novembro 08, 2016

SEBRAE Nacional e PNUD firmam parceria para o fortalecimento de negócios inclusivos e sociais no Brasil

A diretora técnica do SEBRAE, Heloísa Menezes, e o diretor de país do PNUD Brasil, Didier Trebucq, assinam acordo de cooperação (Foto: Charles Damasceno/SEBRAE)

Com o objetivo de intensificar o impacto positivo de negócios inclusivos e sociais no desenvolvimento econômico e humano, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o PNUD assinaram hoje (8), em Brasília, um acordo de cooperação. O projeto Iniciativa Incluir: Fortalecimento de Negócios inclusivos e Sociais no Brasil acontece no âmbito da Iniciativa Incluir e terá duração de dois anos.

Os negócios inclusivos e sociais são estratégicos para questões socioambientais, para o desenvolvimento de capacidades e para a melhoria do bem-estar humano. Surgem como uma possibilidade de ampliar a conexão entre benefícios sociais, ambientais e o retorno financeiro, além de atender as demandas da base da pirâmide social. O novo projeto de parceria entre as duas instituições visa fortalecer esses modelos de negócio a partir da complementaridade entre as atividades do SEBRAE e do PNUD.

“A missão do PNUD se aproxima fortemente da missão do SEBRAE, ao promover um desenvolvimento mais inclusivo que passa pelo fortalecimento dos micro e pequenos negócios. Com este novo projeto que se inicia, temos uma grande oportunidade de somar nossos ativos para fortalecer os negócios inclusivos e de impacto social”, destacou o diretor de país do PNUD Brasil, Didier Trebucq, durante a cerimônia de assinatura do Memorando de Entendimento (MoU), na sede do SEBRAE Nacional.

A diretora técnica do SEBRAE, Heloísa Menezes, completou: “Esta é uma parceria com reciprocidade de interesses e objetivos e que apresenta bons elementos para conhecer e estruturar os negócios inclusivos e sociais. Temos a possibilidade de captar, disseminar e demonstrar o conjunto enorme de iniciativas que temos nas cinco regiões do país”.

O projeto contribuirá para o fortalecimento da capacidade do setor privado para formulação, implementação, monitoramento e avaliação, tendo as populações mais vulneráveis como foco principal. Entre as atividades previstas, estão o mapeamento de boas práticas nacionais, premiação de projetos, intercâmbios técnicos, seminários para fortalecimento de redes empresariais e a gestão de conteúdo online com informação sobre estudos e iniciativas em negócios inclusivos e sociais. O projeto trabalhará para que a informação chegue de maneira alinhada e democrática a todas as regiões do país.

A expectativa é alcançar dois mil micro e pequenos empreendedores de projetos estaduais pactuados no SEBRAE em todo o país, além das equipes internas das instituições, redes empresariais nacionais e internacionais, compostas por tomadores de decisão e outros stakeholders com capacidade para contribuir com estratégias de estímulo ao desenvolvimento e à inclusão.

“O PNUD está presente em cerca de 170 países e territórios e tem a possibilidade de apoiar a divulgação e a visibilidade do projeto e do trabalho do SEBRAE”, ressaltou Trebucq.

A analista técnica do SEBRAE responsável pelo projeto, Valéria Barros, destacou: “Vamos fomentar para que haja participação de todo o público e para que esse seja um processo colaborativo e criativo”.

PNUD

Nenhum comentário:

Postar um comentário