quarta-feira, março 23, 2016

CPRH flagra crimes ambientais em São Lourenço da Mata e Bezerros

Bezerros: Operação flagrou degradação da margem do Rio Ipojuca para retirada de argila (Fotos: CPRH/Divulgação)
São Lourenço da Mata: 62 animais silvestres, inclusive 34 canários da terra, foram resgatados de cativeiro ilegal

Em atenção à denúncia do Ministério Público da cidade de Bezerros, no Agreste de Pernambuco, a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), por meio do Setor de Fiscalização Florestal (SFF) e do Setor de Gerenciamento de Agricultura e Mineração ( SGAM), e em parceria com a Policia Civil de Bezerros, realizou fiscalização em trecho do Rio Ipojuca que flagrou atividade indevida de extração de areia no local. Participaram da De acordo com o setor de fiscalização florestal (SFF), que realizou a ação, o local possuía licenciamento ambiental, mas não operava devidamente. “Identificamos que a margem do Rio Ipojuca estava sendo degradada, na região. Além disso, observamos que o proprietário do local fez um barramento do rio, cortou árvores em área de preservação permanente e ainda extraia argila sem autorização devida”, explicou o chefe de fiscalização florestal, Thiago Costa lima.

O proprietário além de ser multado, no valor de 10 mil reais, teve atividade no local suspensa e foi obrigado a apresentar ,em 30 dias corridos, o Programa de Recuperação de Área Degradada – PRAD. A CPRH também apreendeu dois tratores e duas dragas. Nesta região, ainda foram identificados outros dois pontos de extração ilegal de areia, mas os responsáveis não foram encontrados. A polícia local já tem informações sobre a identidade destas pessoas e está fazendo novas investidas nestes pontos. As máquinas achadas nestes dois pontos tiveram as baterias e alavancas retiradas para impedir o funcionamento.

Apreensão de pássaros

Foi uma denuncia anônima que levou os fiscais da CPRH ao município de São Lourenço da Mata, onde uma operação resgatou 62 animais silvestres que viviam em cativeiro de forma ilegal. Entre os bichos, 34 canários da terra que estavam em uma única residência. O dono da casa foi multado em três mil e 700 reais, mas já se apresentou na CPRH com intenção de reverter a multa em serviços na área de construção civil. Os animais resgatados foram encaminhados para o Cetro de Triagem de Animais Silvestres da CPRH, na Guabiraba. Denúncias de crime ambiental podem ser feitas, de forma anônima, através do site www.cprh.pe.go.br ou pelo telefone (81) 3182 8923.

Núcleo de Comunicação Social e Educação Ambiental - NCSEA/CPRH

Nenhum comentário:

Postar um comentário