terça-feira, maio 24, 2016

Ações de defesa civil minimizam impactos à população em Monte Alegre, no Pará

Recursos federais garantem aluguel social para famílias, kits de higiene e de alimentação e a limpeza urbana do município (Foto: Arney Barreto)

O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, visitou nesta segunda-feira (23) áreas atingidas por enxurradas no município de Monte Alegre, no Pará. Acompanhado de autoridades locais e de equipes da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), o ministro percorreu regiões onde os danos causados pelas chuvas foram mais graves, conversou com famílias afetadas pelo desastre e falou das medidas tomadas pelo governo federal para minimizar os impactos à população.

“Estas são ações imediatas de resposta. Na última sexta-feira (20) autorizamos a transferência de R$ 123 mil para que a prefeitura possa viabilizar kits de alimentação e de higiene, custear a locação de máquinas para a limpeza de áreas públicas e garantir também o pagamento de aluguel social a famílias atingidas, por um período de 90 dias”, pontuou Helder Barbalho, acrescentando que outra iniciativa importante será realizada junto ao Governo do Estado, por meio da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa).

Segundo o ministro, o município apresentou um pedido de recursos no valor de R$ 700 mil para intervenções em uma área da Companhia, atingida também pelas chuvas. “Porém, como aquela área é de domínio do Estado, oficiamos ao governo nossa disponibilidade e recebemos a formalização do pedido no último sábado (21)”, explicou. O Governo do Estado será o responsável pela execução desses serviços.

A Prefeitura de Monte Alegre também solicitou investimentos para obras estruturais no município. A ideia é implantar um sistema de drenagem que consiga evitar situações tão graves diante de uma nova ocorrência de enxurradas. “Avaliaremos a solicitação da prefeitura e, havendo por parte da equipe técnica do Ministério a constatação de que os pedidos feitos estão de acordo, poderemos fazer ações de enfrentamento que sejam permanentes”, afirmou Helder Barbalho.

Durante vistoria às áreas atingidas, o ministro e representantes da Sedec reuniram-se com o prefeito Arinos Chaves e equipes locais para orientá-los sobre os trâmites e procedimentos para solicitar apoio federal às ações de reconstrução. Para receber os recursos, o município precisa apresentar um plano de trabalho e um relatório de diagnóstico, no prazo de até 90 dias após a ocorrência do desastre.

Danos

A ação de fortes chuvas em Monte Alegre ocasionou a destruição de oito residências, danificou 42 casas e deixou outras 2.700 moradias em situação de isolamento, devido a destruição de pontes e estradas vicinais na área rural e na área urbana do município. Cerca de 150 pessoas ficaram desabrigadas, 130 desalojadas. No total, mais de 14 mil pessoas foram afetadas.

A assistente social Rilene Barbosa, da Secretaria de Trabalho e Inclusão Social do município, tem acompanhado o dia a dia de assistência às famílias. Ela destacou a importância do auxílio federal. “Esse apoio é decisivo para que a gente consiga dar resposta imediata às famílias. Sozinho, o poder público municipal não teria essa capacidade”, disse.

Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Integração Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário