terça-feira, maio 24, 2016

Maio Amarelo em Petrolândia: Escola Jatobá recebe palestra de equipe do Hospital Municipal


O Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima, situado em Petrolândia, Sertão de Pernambuco, aderiu ao movimento Maio Amarelo, e iniciou nesta terça (24), ações para alertar a sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito, com destaque para a divulgação de dados estatísticos do próprio município. O público-alvo das ações do Hospital é composto por estudantes na adolescência, principais vítimas dos acidentes registrados nesta cidade, conforme levantamento realizado pela instituição hospitalar.

Em início às ações de conscientização sobre segurança no trânsito, na manhã de hoje uma equipe do Hospital Municipal realizou palestra para alunos da Escola Jatobá de Ensino Fundamental e Médio. Na oportunidade, foi apresentado vídeo sobre o tema e depoimento da jovem Débora, vítima de acidente de moto.


Maio Amarelo
- A Assembleia-Geral das Nações Unidas editou, em março de 2010, uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. O documento foi elaborado com base em um estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde) que contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. Aproximadamente 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas.

Se nada for feito, a OMS estima que 1,9 milhão de pessoas devem morrer no trânsito em 2020 (passando para a quinta maior causa de mortalidade) e 2,4 milhões, em 2030. Nesse período, entre 20 milhões e 50 milhões de pessoas sobreviverão aos acidentes a cada ano com traumatismos e ferimentos. A intenção da ONU com a “Década de Ação para a Segurança no Trânsito” é poupar, por meio de planos nacionais, regionais e mundial, cinco milhões de vidas até 2020.

O Brasil aparece em quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito, precedido por Índia, China, EUA e Rússia e seguido por Irã, México, Indonésia, África do Sul e Egito. Juntas, essas dez nações são responsáveis por 62% das mortes por acidente no trânsito.

O objetivo do movimento Maio Amarelo é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

Vale ressaltar que o MAIO AMARELO, como o próprio nome traduz, é um movimento, uma ação, não uma campanha; ou seja, cada cidadão, entidade ou empresa pode utilizar o laço do “MAIO AMARELO” em suas ações de conscientização tanto no mês de maio, quanto, na medida do possível, durante o ano inteiro.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações do Hospital Municipal Dr. Francisco Simões e Maio Amarelo
Fotos: Hospital Municipal Dr. Francisco Simões

Nenhum comentário:

Postar um comentário