terça-feira, maio 24, 2016

Petrolândia atinge 93,56% de cobertura vacinal contra a gripe influenza H1N1


Vacinação em Petrolândia (Fotos: Secretaria Municipal de Saúde)

A Saúde e a Coordenação do Programa Nacional de Imunizações (PNI) em Petrolândia, no Sertão do Estado, estão de parabéns pelo resultado obtido na campanha nacional de vacinação contra influenza gripe H1N1. No encerramento da campanha, na última sexta-feira (20), o índice de cobertura vacinal aos grupos prioritários foi de 93,56 %, valor superior à meta de 80% preconizada pelo Ministério da Saúde.

Devido à antecipação da temporada de surgimento de novos casos de gripe H1N1, com óbitos em algumas cidades, a campanha, programada pelo MS para começar no dia 30 de abril, Dia D, a vacinação começou antes em algumas estados, inclusive em Pernambuco. Em Petrolândia, o primeiro grupo prioritário a ser vacinado foram os profissionais de saúde, a partir do dia 18 de abril. Na semana seguinte, desde o dia 25, foi iniciado o atendimento aos demais grupos prioritários.

Segundo a Coordenadora do PNI em Petrolândia, Silvania Silva, de 25 de abril a 20 de maio, período de vacinação dos grupos prioritários, foram vacinada 7.158 pessoas contra a gripe H1N1. Crianças de até cinco anos, gestantes, mulheres que tiveram filhos há, no máximo, 45 dias, idosos com mais de 60 anos, indígenas, presidiários e funcionários do sistema prisional fazem parte do círculo de pessoas com prioridade para receber a vacina.

"Conseguimos distribuir a vacina de maneira que a população não ficasse descoberta. Apesar de ter sido umas das campanhas mais difíceis de se trabalhar, mas foi muito gratificante, no final, o resultado".

Uma das maiores dificuldades, segundo Silvana, foi a procura de vacinação por pessoas não integrantes dos grupos prioritários, alarmadas com os óbitos causados pela gripe H1N1.



"Queria tomar vacina quem não estava dentro da faixa (grupos prioritários), como manda o informe do Ministério da Saúde. Até você explicar e conseguir fazer as pessoas entenderem é difícil, mas, graças a Deus, eu consegui fazer a campanha dentro dos padrões".

A coordenadora também afirma que a quantidade de doses da vacina não foi ideal, mas foi administrada com sabedoria.

"Eu recebi poucas doses da vacina, mas foi um pouco que eu souber administrar, e não faltou vacina nenhum dia em nosso município. No dia 30 de abril, que foi o dia D da campanha, foram abertos só dois postos de vacina, porque tinha quantidade pequena de doses. Então, foi articulado com a Regional e a coordenação do PNI do Estado que, nesse caso, seriam abertos dois postos de vacinação e a população tomaria sua vacina. E assim nosso município não ficou sem o dia D e fizemos nosso dia D. Foi um sucesso. Nesse dia muita gente procurou os postos e as vacinas deram para todos".

Segundo o Ministério da Saúde, desde o dia 13 deste mês, cem por cento das doses já haviam sido recebidas pelos gestores estaduais de saúde, por seu turno, responsáveis pela distribuição aos municípios. A expectativa do órgão era vacinar este ano, no mínimo, 80% das 49,8 milhões de pessoas consideradas mais vulneráveis para complicações da gripe. A meta foi cumprida: em todo o país, 41,1 milhões de brasileiros, ou 81,5% do público-alvo, já tinham se vacinado até o início da tarde de sexta-feira passada (20). 

Segundo o G1, Pernambuco teve 1.785.990 pessoas vacinadas contra a influenza, conforme boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) ontem (23). O número representa 85% dos grupos prioritários e supera a meta de vacinar no mínimo 80% desse contingente, formado por 2.095.962 pessoas. Mesmo com o objetivo conquistado, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) assegurou a continuidade da vacinação nos municípios que ainda possuem doses. A medida é igual ao procedimento adotado no Recife.

De acordo com o sistema de informações do Programa Nacional de Imunizações, 109 municípios do estado atingiram a meta de vacinar pelo menos 80% da população inclusa nos grupos prioritários.

Contraindicação
A imunização é contraindicada para indivíduos com alergia grave ao ovo ou a qualquer outro componente da fórmula ou aqueles que apresentaram história de reação anafilática em dose anterior da vacina. Em caso de doenças agudas febris moderadas ou graves, é recomendado adiar a vacinação até a resolução do quadro.

Óbitos confirmados
De acordo com o último informe da SES, feito na última quinta (19), 12 mortes por H1N1 foram confirmadas em Pernambuco até o dia 14 de maio. Esse número está inserido nos 37 casos de morte por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), registrados até o dia 14 de maio. Dos demais óbitos, 13 foram encerrados por SRAG não especificada e 12 continuam em investigação, pois podem ter sido provocados por outros tipos de vírus ou agentes etiológicos, como fungos.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Coordenação do PNI/Município de Petrolândia, Agência Saúde/MS e G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário