segunda-feira, junho 08, 2015

Ciclo de Capacitação inicia cursos em Petrolina


A Secretaria de Planejamento e Gestão, através do Instituto de Gestão e do Escritório de Projetos, deu início nesta segunda-feira (8), em Petrolina, ao primeiro Ciclo de Capacitação de 2015 que será oferecido aos gestores municipais. Esta primeira etapa é voltada apenas para as cidades sertanejas e acontece até o próximo dia 12. Ainda no mês de junho, os gestores do Agreste também terão a oportunidade de participar dos cursos, que chegarão à Zona da Mata e à Região Metropolitana em julho.

Durante cinco dias, os gestores que responderam à convocação feita pela Secretaria de Planejamento e se inscreveram terão a oportunidade de participar dos cursos de Contratação, fiscalização de obras públicas e prestação de contas; e Captação de recursos e convênios. O primeiro será ministrado por Elmar Pessoa, servidor do Tribunal de Contas do Estado, enquanto a segunda parte da capacitação ficará por conta da gestora governamental Marcela Lima, da Secretaria de Planejamento.

O secretário executivo de Desenvolvimento do Modelo de Gestão e presidente do Instituto de Gestão, Maurício Cruz, e a gerente de Profissionalização da Gestão, Vânia Campos, participaram da abertura do Ciclo. Os cursos são gratuitos e cada participante receberá ao final da capacitação um certificado de participação e um CD com todo o material do evento compilado.

Diante do cenário de crise por que passa o Brasil, o apoio aos municípios é um dos principais pilares da gestão do governador Paulo Câmara e a Secretaria de Planejamento é o órgão responsável por boa parte das ações relacionadas a esta iniciativa. A Secretaria Executiva de Apoio aos Municípios foi criada para gerenciar o Fundo Estadual de Desenvolvimento dos Municípios (FEM) e o Escritório de Projetos, este último inaugurado em março de 2015.

Vânia Campos ressalta que os cursos servem de elemento complementar para todo o esforço que o Governo do Estado está fazendo para apoiar os municípios. “Os cursos foram montados com o intuito de oferecer aos gestores municipais conhecimentos que potencializem ao máximo a capacidade das prefeituras de aproveitarem ações como o FEM, o próprio Escritório de Projetos e que, no futuro, possam desenvolver melhor seus próprios projetos, independente do Estado”, afirmou.

Seplag-PE/Nicom

Nenhum comentário:

Postar um comentário