terça-feira, março 10, 2015

"O brasileiro está envelhecendo mais e melhor", diz especialista

Antonio Lavareda, Jorge Félix e Mônica Bergamo no Ponto a Ponto da Band News (Foto: Divulgação)


O pesquisador do Centro de Estudos de Economia da Longevidade e professor de jornalismo econômico da PUC-SP, Jorge Félix, é o entrevistado do Ponto a Ponto desta quinta-feira (12), às 22h, na Band News, sob o comando da jornalista Mônica Bergamo e o sociólogo Antonio Lavareda. O jornalista é autor do livro "Viver Muito", que trata das implicações econômicas e sociais do envelhecimento no Brasil e no mundo.

De acordo com pesquisa realizada pela HelpAge Internacional, em janeiro a junho de 2013, a Suécia é o melhor lugar para se envelhecer. No ranking de bem-estar de idosos, aparece a Noruega em segundo lugar, seguida da Alemanha. O Brasil ocupa o 31º lugar.

A população de idosos no Brasil atinge, hoje, um patamar de 13% no Brasil. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), idoso é quem tem mais de 60 anos, em países em desenvolvimento. Já em países desenvolvidos, é a partir dos 80 anos de idade. Segundo Jorge Félix, o aumento no ritmo da população idosa se deve ao fato de ter havido uma queda no número de nascimentos e melhora nas condições do envelhecimento. "Nós estamos envelhecendo mais e melhor. As classes mais pobres, antigamente, não tinham acesso a um simples comprimido e, hoje, pelo avanço da medicina e a democratização das terapias, já se tem um acesso a isso, o que faz com que todos envelheçam melhor", argumenta.

Outro ponto debatido no programa é a vida financeira dos idosos no Brasil, onde 27% deles ainda trabalham. Segundo pesquisa do HSBC-Cícero Consulting, realizada de julho de 2012 a abril de 2013, 45% dos idosos responderam que não se prepararam adequadamente para uma aposentadoria confortável, enquanto 29% respondem que se prepararam. Apenas 3% dos pesquisados disseram ter se preparado mais do que adequadamente para a aposentadoria. Jorge Felix defende a criação de sistemas não-contributivos, como o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC), no Brasil. Ele acredita que esse sistema "ajuda os idosos que estavam sem nenhuma renda e também auxilia no combate à desigualdade social."

Jorge deixou um recado aos mais jovens: "A pessoa tem que se reinventar muito mais cedo hoje em dia. Temos que pensar na segunda carreira aos 30 anos. É um desafio”. As reprises da atração vão ao ar nas sextas, às 3h, sábados, às 17h, e domingo, às 14h

Divulgação: SL.MCI Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário