sexta-feira, maio 09, 2014

Novas frutas produzidas por Codevasf e Embrapa no semiárido serão expostas na Fenagri de 28 a 31 de maio


Romã, pera, lichia, rambutã. Frutas típicas de clima temperado cujo cultivo está sendo testado, com sucesso, no Vale do São Francisco – fronteira semiárida da Bahia com Pernambuco – estarão expostas no estande da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) na edição 2014 da Feira Nacional de Agricultura Irrigada (Fenagri), que ocorre entre os dias 28 e 31 de maio em Petrolina (PE) e que terá as novas culturas agrícolas como tema.

Os exemplares que estarão expostos no estande da Codevasf representam os primeiros resultados da parceria firmada com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que promete diversificar a produção de frutas no Vale do rio São Francisco. Em áreas de cultivo experimental localizadas em Petrolina (PE) e em unidades de observação mantidas em diferentes pontos do Vale, a Embrapa Semiárido tem realizado pesquisas voltadas para a identificação das melhores técnicas de manejo e adaptação de culturas de maçã, pera, caqui, ameixa e romã, dentre outras, às especificidades da região. Os estudos são financiados pela Codevasf.

Pesquisas iniciadas há quatro anos já demonstraram a viabilidade técnica da produção de maçãs, peras e caquis no Vale do São Francisco. De acordo com Paulo Roberto Coelho Lopes, coordenador do projeto na Embrapa Semiárido, o cultivo de maçãs alcançou produtividade de 10, 22 e 42 toneladas por hectare – respectivamente nos anos de 2011, 2012 e 2013. Segundo dados consolidados em relatórios das pesquisas, a produção nacional de maçãs é de aproximadamente 1,2 milhão de toneladas e o consumo registra constantes aumentos anuais.

As áreas experimentais de cultivo de pera mantidas pela Embrapa Semiárido no perímetro irrigado Bebedouro, em Petrolina, apresentaram produção média de 60 toneladas por hectare ao ano. “Os números são muitos bons, especialmente se considerarmos que a produtividade média de peras no Brasil é de 15 toneladas por hectare ao ano”, ressalta Paulo Roberto Coelho Lopes. “O consumo anual de peras no Brasil é da ordem de 180 mil toneladas. Mais de 90% dessas frutas são importadas. A maioria tem origem na Argentina, nos Estados Unidos, no Uruguai, no Chile e em países europeus. O mercado de peras é muito favorável e podemos afirmar que o potencial de consumo chega a 300 mil toneladas por ano, desde que as frutas tenham qualidade e preços competitivos”, acrescenta.

A produção de caqui em áreas irrigadas do semiárido também tem se mostrado tecnicamente possível. Caquizeiros com três anos de idade estão produzindo dez toneladas por hectare ao ano, enquanto em outras áreas do país as plantas começam a apresentar bons resultados de produção apenas por volta do oitavo ano de vida. De acordo com Paulo Roberto Coelho Lopes, há oito hectares de caquizeiros sendo acompanhados pela Embrapa Semiárido no Vale do São Francisco. Produtores que observam o desempenho das plantas na região têm manifestado interesse em trabalhar com esse cultivo. “O caqui é produzido no Brasil desde o fim do mês de março até o mês junho. Depois disso não se encontra mais caqui cultivado localmente. Aqui no Vale estamos direcionando a produção para essa entressafra, de agosto a dezembro, de modo a permitir a máxima rentabilidade da cultura”, diz o pesquisador.

Seminário na Fenagri 2014

A edição 2014 da Feira Nacional de Agricultura Irrigada (Fenagri), que ocorre entre os dias 28 e 31 de maio em Petrolina (PE), promoverá debates sobre o desenvolvimento de novas culturas no semiárido. Integrante da programação do evento, o Seminário sobre Novas Frutíferas para o Semiárido Irrigado ocorre no dia 29 e abordará, em uma série de palestras, assuntos como monitoramento de pragas, técnicas de cultivo e perspectivas comerciais para culturas de peras, maçãs e caquis no Vale do São Francisco. Mais informações estão disponíveis neste endereço: http://fenagri2014.com.br.

Codevasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário