quarta-feira, dezembro 26, 2012

Petrolândia: "Natal Solidário" no Bairro Nova Esperança é realizado pelo Blog de Assis Ramalho e "Anjos da Bondade"

 
 
 
 
 
 

Na noite do último sábado (22), foi realizada no Bairro Nova Esperança, na periferia de Petrolândia, o Natal Solidário, promovido por campanha do Blog de Assis Ramalho e associação "Anjos da Bondade", liderada pela professora Eudja Fonseca. Crianças acompanhadas de seus pais compareceram à sede da associação, localizada na rua do Chafariz, ao lado da Padaria São José, de Maria Maga. Inicialmente foi servido o jantar, seguido da distribuição de presentes às crianças, que se divertiram bastante.

Agradecemos a todos que contribuíram com a Campanha Natal Solidário, acreditando na iniciativa do Blog de Assis Ramalho e dos "Anjos da Bondade".

Agradecemos ao voluntários "Anjos da Bondade" e à professora Eudja Fonseca, responsável pelo projeto, pelo entusiasmo para realizar o evento. Para esses voluntários, que doam o seu tempo e o seu trabalho à causa solidária, a satisfação pelo serviço prestado é ver a alegria das crianças e a satisfação de quem leva para casa uma vasilha com alimento.

Há pessoas que fazem a diferença e Eudja é uma dessas pessoas. Eudja Fonseca abriu mão de todas as vaidades para se dedicar integralmente à comunidade do Bairro Nova Esperança. A casa construída por  ela no bairro, onde residiu até recentemente, é a sede do projeto "Anjos da Bondade". Ali é distribuída sopa às pessoas carentes da comunidade, uma vez por mês. O alimento ainda é preparado num fogão a lenha. O sonho de Eudja, além de poder distribuir o sopão diariamente, é transformar a casa - que ela pretende doar à comunidade - em um centro de formação profissional no bairro Nova Esperança e dispor de um espaço de lazer com brinquedos para as crianças.

Agradecemos à parceria de Nicácio, da Easycomp Informática, empresa de Petrolândia, que se engajou na campanha e realizou uma promoção de inscrição em cursos, cujo pagamento das matrículas era feito  com 2 Kg de alimentos.

Agradecemos, com especial carinho, a Marcelo Souza, petrolandense residente em Rio Verde (GO) há quase oito anos, que, apesar da distância, colaborou nesta campanha, por sincera preocupação com os seus conterrâneos menos favorecidos, e manifestou interesse em continuar apoiando as iniciativas do Blog de Assis Ramalho, junto com a associação "Anjos da Bondade".

O Blog de Assis Ramalho agradece aos inúmeros elogios chegados a nossa redação pela atitude, e deixamos aqui a nossa opinião:

A campanha Natal Solidário é mais importante pelo fato de divulgar nossa realidade, sensibilizando e mobilizando pessoas que desejam mudar ou amenizar essa condição, do que pelo fato de distribuir alimentos e presentes. Sabemos que fome e necessidades as pessoas têm todos os dias e, infelizmente, não temos condições de atuar diariamente nem de satisfazer por completo todas as necessidades da comunidade.

Há algumas iniciativas de solidariedade e caridade sendo realizadas em Petrolândia. No entanto estas, realizam ações e iniciativas desarticuladas entre si, e essa falta de comunicação as vezes traz como resultado privilégios a algumas comunidades e ignorar a existência de outras. Portanto está faltando um melhor entendimento entre as pessoas que realizam essas importantes iniciativas de solidariedade e caridade as pessoas carentes do nosso município.

Acreditamos que o objetivo de tantas pessoas é atenuar os efeitos da miséria e, se possível, erradicar a pobreza em Petrolândia. Acreditamos que isso não é utopia, mas exige esforços coletivos, união, desprendimento e articulação. Acreditamos que se esse desejo de intervir na realidade social dos menos favorecidos é legítimo, deve ser colocado acima dos interesses individuais. Acreditamos que  é necessário abrir-se mão de vaidades pessoais e corporativas para a realização de um trabalho efetivo, na forma de comitê, envolvendo todas as entidades e pessoas realmente interessadas na assistência e beneficência social, com o apoio das áreas de educação, saúde e segurança, além dos três poderes de nosso município. 

Sugerimos ações de solidariedade direcionadas para resgatar e promover a cidadania das pessoas carentes. Sem burocracia, sem palanque, sem púlpito, sem palco, e sem picadeiro.

Para ver todas as fotos do ''Natal Solidário'' realizado no Bairro Nova Esperança, clique no atalho abaixo:
Da redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho e Lúcia Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário