quarta-feira, julho 26, 2017

Policial militar faz entrega voluntária de três papagaios no Sertão

Palestra sensibilizou sertanejo, que entregou aves à Uiga de Petrolina, unidade da CPRH (Foto: Divulgação/CPRH)

Um policial militar decidiu fazer a entrega voluntária de três papagaios-verdadeiro (Amazona aestiva) a agentes ambientais de Petrolina, no Sertão do São Francisco, após levar seu filho a uma palestra sobre a importância da preservação da fauna, durante visita ao Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), no município. Equipe da Unidade Integrada de Gestão Ambiental (Uiga/Petrolina) foi ao Cemafauna acompanhando o policial para fazer a entrega, deixando as aves aos cuidados da equipe da universidade.

Os papagaios estavam sendo criados em cativeiro na residência do policial, na zona rural, há aproximadamente três meses, desde quando foram pegos no município de Floresta, também no Sertão. Há duas semanas, o militar acompanhou seu filho a uma visita ao Cemafauna, organizada por uma instituição religiosa de Petrolina, quando teve oportunidade de ouvir ambientalistas discorrerem sobre a importância da preservação das espécies.

Sensibilizado, decidiu então realizar a entrega voluntária dos papagaios, o que fez nesta segunda-feira (24), levando as aves de carro para o Centro, e também informou que vai procurar sensibilizar outras pessoas a fazer o mesmo. No local, eles estão sendo tratados e avaliados para ver quando poderão voltar à natureza. Há ainda a possibilidade de serem encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco (Cetas Tangara), da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), no Recife.

A criação de animais silvestres sem autorização ou provenientes de criadouros não legalizados é crime ambiental, passível de multa de R$ 500, podendo chegar a R$ 5 mil por indivíduo, se a espécie estiver em risco de extinção.

Núcleo de Comunicação Social e Educação Ambiental - NCSEA
Agência Estadual de Meio Ambiente - CPRH
www.cprh.pe.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário