terça-feira, novembro 05, 2013

Turismo Acessível em Petrolândia é tema de reunião realizada na Prefeitura Municipal

Mosana Cavalcanti, Coordenadora do Programa Turismo Acessível  Pernambuco Sem Barreiras
Fotos: Assis Ramalho
Na manhã de sexta-feira passada, 1° de novembro, na Sala de Reuniões da Prefeitura Municipal de Petrolândia, Sertão de Itaparica, as coordenadoras do Programa Turismo Acessível - Pernambuco Sem Barreiras, Mosana Cavalcanti e Evelin Ermida, apresentaram ao município o programa implementado pela Secretaria Estadual de Turismo, através da Empresa de Turismo de Pernambuco (EMPETUR).

Além do prefeito Lourival Simões, compareceram à reunião representantes da sociedade civil organizada de Petrolândia, Secretários Municipais de Cultura, Esporte e Lazer Ítalo Leite, Desenvolvimento Econômico e Turismo Marcos Rogério Viana, Agricultura e Meio Ambiente Fábio Menezes, e, representando a Secretária de Educação, Bernadete Matias. Uilson Galindo, assessor de Infraestrutura, representou a Secretaria. Daniela Barros e Lucimere de Sá, condutoras de turismo, Marcílio Paulo, comandante do GBC-PE,  Estiveram presentes, também, servidores de diversos órgãos de atuação no município, assim como a Embaixadora de Turismo da cidade, Moriédysa Sêmelly, e a assistente social Jacirlene Fernandes Barbosa.

O Programa Turismo Acessível - Pernambuco Sem Barreiras, através dos projetos Praia Sem Barreiras, Diagnóstico em Acessibilidade e Qualificação em Acessibilidade, tem como objetivo contribuir para que o Estado de Pernambuco se torne turisticamente acessível, adotando conceitos do desenho universal e proporcionando facilidade de acesso aos atrativos turísticos, não se baseando exclusivamente nas formas arquitetônicas e paisagísticas, mas também, na quebra de barreiras atitudinais.

Recife, Olinda, Porto de Galinhas e Fernando de Noronha já têm o projeto Praia Sem Barreiras em funcionamento, com disponibilização de cadeiras de rodas anfíbias e esteiras especiais de acesso ao mar, além de equipe treinada para atuar no projeto.

O Diagnóstico em Acessibilidade é realizado através de visitas/blitzen nos equipamentos e atrativos turísticos do Estado, a fim de analisar as condições de acessibilidade, elaboração de relatórios com sugestões de adaptações em acessibilidade e elaboração de inventário sobre a oferta de equipamentos e atrativos turísticos acessíveis no Estado.

O projeto Qualificação em Acessibilidade busca incentivar a acessibilidade atitudinal através de sensibilização e capacitação de profissionais da cadeia produtiva do turismo, realização de palestras em instituições de ensino e estímulo a produções acadêmicas com a temática da acessibilidade.

Para ver mais fotos, clique aqui>Apresentação do Projeto Turismo Acessível em Petrolândia - 01/11/13
Praia Sem Barreiras em Fernando de Noronha (Foto: João Rocha)

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário