terça-feira, novembro 05, 2013

Prefeito Lourival Simões fala sobre a perda de seu pai, Francisco Simões, ocorrida há 10 anos



O prefeito de Petrolândia, Lourival Simões, em postagem na rede social Facebook, às 2 horas da manhã desta terça-feira, 5 de novembro, fala sobre a perda de seu pai, Francisco Simões de Lima, falecido há 10 anos.

"Nesse exato momento, há 10 anos atrás, vivíamos o momento mais angustiante na nossa família! Víamos um Homem, em todos os significados da palavra, chegar ao seu limite! Petrolândia perdia ali seu líder, seu prefeito! Nós perdíamos nosso pai, painho, avô, parte de nossas vidas! Admito que não foi fácil e ainda hoje não o é falar disso, ainda hoje a sua presença é muito forte em nossas vidas, era um homem de gênio duro e difícil, porém extremamente leal a sua amada Petrolândia! No início sentíamos ciúmes desse amor, porém com o passar do tempo percebemos que não era necessário esse sentimento, pois Petrolândia passou a fazer parte de cada um de nós, sua esposa, seus filhos, netos, genros, nora!

Quando me recordo daquele momento me lembro bem do vi, vivi e ouvi, o respeito, o carinho, a admiração por um homem que queria apenas ajudar a esse povo, que foi tão importante e bom para ele, um homem que escolheu aqui para viver e fincar suas raízes, tanto o é que respeitamos a sua vontade maior, que era quando chegasse a hora em que a medicina nada pudesse fazer por ele, que o trouxesse para cá, para passar seus últimos momentos. Me recordo, ao pousar no aeroporto em Paulo Afonso e ao chegar a entrada da cidade o seu sorriso e suas lágrimas nos olhos, sabendo que tinha voltado à sua casa, e não à sua residência.


Falo desse povo que o deixou apaixonado no instante em que aqui chegou no final da década de 70, lembro das histórias de sua vida, a dificuldade que passou em nascer em uma família humilde e que teve de sair em busca de uma formação fora para poder retornar e ajudar ao próximo, muitas vezes tendo que no seu dia a dia contar com a ajuda de seus colegas que tinham um pouco mais que ele, ou muitas vezes, menos, o período de estudante foi muito difícil, filho de uma dona de casa e de um marceneiro, que soube construir uma alternativa contra todas as adversidades que o próprio mundo lhe colocará na frente! 

Lembro. ainda hoje, de muito que foi-me dito por ele, seus exemplos, sua experiência de vida! Soube fazer amigos como poucos, até aqueles que dele não gostavam, o respeitavam! Para seus irmãos era Chico, brincalhão, risonho. Como pai era meigo, porém duro quando tinha de ser! O pior momento não foi quando levamos seu corpo ao cemitério, foi voltar para casa e não se deparar com sua presença. Seu corpo lá ficou, se calava no Sertão o "Sangue de Leão", apelido que conquistou por resistir a mais de 20 anos com uma doença onde a média de sobrevida era de 6 meses. Nesse tempo todo nunca o vi se queixar de limitações, ou se lamentar pelo fato de portar uma doença de difícil cura, muito pelo contrário era um batalhador, um visionário, nada abatia ele, homem disposto! 

Esse fatídico dia que entrou na história de minha família é um dia que marca Petrolândia e a vida de muitos outros dentro e fora dessa cidade, pessoas que ele ajudou, aconselhou, ergueu, tornando homens e mulheres que hoje o são, entendi o que ele queria dizer quando falava que ajudassem aos filhos de Petrolândia! E é isso que todos os dias nos motiva, não é um homem que deixou discípulos, é um homem que deixou exemplos! Sua voz foi calada há exatos 10 anos, porém seus feitos, exemplos, pensamentos se perpetuaram em cada um de nós, para ele Petrolândia era o ar que ele respirava! Era sua razão de resistência a sua doença! Me recordo de seu último discurso em praça pública, onde pedia saúde para concluir e realizar aquilo que ele queria fazer! Infelizmente não foi possível! 

O sentimento, hoje, que tenho pelo fato de ser pai entendo muitas coisas que foi dita, fico triste por ele não conhecer seus netos, meus filhos! Porém tenho certeza de onde ele estiver ele sabe que estou fazendo o máximo para transmitir para eles o sentimento que ele plantou em cada um de nós e que tentarei a todo custo fazer isso! Muitas e muitas vezes sozinho penso em como seria a sua presença hoje e busco nas minhas orações que me dê sabedoria e que me ilumine a transpor todas as dificuldades do dia a dia, seja no trabalho, como chefe de família, como marido, como filho, enfim, como ser humano! 

Neste dia queria agradecer àqueles que acreditaram nele, confiaram nele, ajudaram ele e ainda hoje, mesmo com 10 anos de sua ausência, ainda o respeitam! Para os mais jovens, que conhecem apenas Dr. Simões porque é o nome do Hospital Municipal, ou a Escola, ou a Vila, ou a Praça, ou o Ginásio, saibam que Petrolândia custou sua vida, que era um homem apaixonado por esse pedaço de chão e esse é o sentimento que nos move, é esse amor, respeito, carinho, admiração por essa cidade, por esse povo! 

Não se trata de um desabafo, pois não há mágoas, há sim um respeito muito grande por Petrolândia! Tenho certeza que Deus o guarda em um bom lugar! Ele ajudou a escrever a história dessa cidade, hoje cabe a nós continuarmos! Suas qualidades suplantavam seus defeitos, sua honestidade, sua lealdade, sua gratidão, sua admiração por esse povo ficou registrada na memória dos que conviveram com ele, várias e várias vezes me deparo com pessoas que ainda o amam como se aqui estivesse, não falam dele no passado, falam no presente, ontem mesmo uma senhora ao me abraçar lembrou dele, abraços de verdadeiros de amigos, admiradores ainda hoje encontro! 

Espero um dia, ao fechar meus olhos pela última vez, reencontrá-lo e poder dizer a ele que valeu a pena, que tudo o que ele fez serviu, se não para mudar a vida de muitos, serviu para mudar a minha!"

Lourival Simões
Informações e fotos: Reprodução Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário