quarta-feira, março 13, 2013

Deu no Blog do Magno: Governo exclui Nordeste do programa de usinas nucleares


Dois anos após o acidente na usina nuclear de Fukushima, no Japão, o Brasil já retomou completamente seus projetos em energia atômica. Atualmente são quatro em andamento, mas apenas um tem como proposta a geração de energia elétrica.

A soma de investimentos supera a marca de R$ 13 bilhões. No entanto, os projetos mais ambiciosos, que demandariam investimentos de até R$ 50 bilhões, ainda estão na gaveta. Oito reatores termonucleares, de responsabilidade da Eletronuclear, braço da Eletrobras para energia nuclear, estão em fase de estudo.

Seu presidente, Othon Luiz Pinheiro da Silva, espera que neste ano o Congresso Nacional aprove a construção das centrais. Os oito reatores, previstos no Plano Nacional de Energia - 2030, deveriam ser construídos no Nordeste e no Sudeste do País. 

Após o acidente de Fukushima, os projetos foram abandonados pelo governo federal, mas Pinheiro irá retomá-los. A diferença entre o plano anterior e o atual é que as centrais que seriam construídas no Nordeste devem mudar para o Sul do país.

Blog do Magno Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário