quarta-feira, março 13, 2013

Sem água para consumo, municípios baianos interrompem irrigação

A seca no Nordeste continua firme e trazendo prejuízos para a produção agropecuária da região. Na Bahia os Municípios interromperam a distribuição de água para a irrigação de lavouras para priorizar o abastecimento doméstico.

Em Mucugê e Ibicoara, na Chapada Diamantina, região que produz cerca de 95% da batata consumida no Nordeste, os produtores reduziram a área de cultivo de hortaliças de 10 mil hectares para três mil hectares. A irrigação das lavouras também está sendo interrompida nos 12 mil hectares dos Municípios de Livramento, Rio de Contas e Dom Basílio, onde são produzidas frutas como manga e maracujá, assim como em 1,5 mil hectares de plantação de banana em Ponto Novo e outros 1,5 mil hectares em Mirorós.

O manancial responsável pelo abastecimento dos Municípios de Queimadas e Santa Luz está morrendo e corre o risco de deixar mais de 70 mil pessoas sem água nos próximos dias.

Para ler a matéria completa, clique em "mais informações" abaixo.
A presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Maria Quitéria, lamenta as medidas que podem deixar milhares de pessoas desempregadas no campo e traz um enorme prejuízo para os produtores, mas que são necessárias já que falta água para consumo humano.

A presidente da UPB afirma que muitos Municípios procuram a entidade para poder decretar Situação de Emergência. “Temos mais de 214 Municípios em Situação de Emergência reconhecidos pelo Estado, mas existem muitos outros que não estão na lista e estão sem água. Estamos fazendo a busca de Municípios que não tiveram seus nomes incluídos neste decreto”, adianta Quitéria.

“É difícil lutar contra a natureza, o que podemos fazer é tomar medidas para levar água para estas regiões, não somente para o consumo, como também para a manutenção de lavouras e criações de animais”, alerta.

Manifestação por falta de água

A falta de água está tão séria que manifestantes atrapalharam o trânsito na rodovia BA-535 na altura de Camaçari na manhã desta terça-feira, 12 de março, reivindicando o fornecimento normal de água no local. A informação foi confirmada através da Polícia Rodoviária Estadual (PRE).

Sem previsão de chuva forte

De acordo com o Instituo Nacional de Metereologia (Inmet), o Estado deve continuar sofrendo com a estiagem, pois não há previsão de chuva forte para os próximos dias, em Alagoas, Sergipe e Bahia, que estão com o maior número de Municípios ainda em Situação de Emergência. O percentual de chuva abaixo da média nesses Estados é de 75%.
Agência CNM

Nenhum comentário:

Postar um comentário