sexta-feira, agosto 16, 2013

Raul Goiana, Secretário de Educação de Floresta, é entrevistado pelo Blog de Assis Ramalho

Raul Goiana entrevistado por Assis Ramalho
Fotos: Lúcia Xavier
Na sexta-feira passada (09), a reportagem do Blog de Assis Ramalho entrevistou, com exclusividade, o Secretário de Educação do município de Floresta, Raul Goiana. Na oportunidade, o secretário prestigiava, em comitiva da Prefeita Rorró Maniçoba, a inauguração da nova loja da Eletroléo na centro de Floresta.

Na entrevista, Raul Goiana avalia os trabalhos desenvolvidos na pasta de educação, afirmando que, pela primeira vez, Floresta cumpriu e superou as metas esperadas para o IDEB-Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. 

Raul Goiana também afirma que, em breve, o município estará renovando todas as carteiras escolares da zona urbana e rural, através da aquisição de 3.100 unidades, material que já foi entregue em Floresta..

Entre outros assuntos, o Secretário comenta o concurso público que a Prefeitura de Floresta vai realizar, por recomendação do MPPE, e aconselha todos os funcionários não concursados, que deverão ser afastados, que procurem se capacitar. Segundo Raul Goiana, que é professor, concurso não tem mistério. Quem estiver mais preparado para fazer a prova vai garantir o seu lugar. O secretário não soube informar o número de funcionários não concursados que serão afastados, mas adiantou que o concurso vai mexer muito com o quadro de funcionários da educação do município.


Acompanhe abaixo na íntegra, a entrevista concedida com exclusividade ao Blog de Assis Ramalho;


Iniciamos a entrevista perguntando ao secretário um levantamento sobre a pasta de educação do município.

Raul Goiana: A educação, assim como a saúde, é um ponto em que o Brasil ainda precisa avançar muito. Nós tivemos grandes conquistas nos últimos quatro anos, quando a cidade de Floresta, pela primeira vez, bateu e superou as metas esperadas para o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), e a perspectiva é melhorar esse trabalho. Então, nesse segundo mandato, a prefeita Rorró (Maniçoba) me convocou para a pasta, e a gente tem um desafio enorme de ampliar a rede de educação infantil. Estamos construindo mais duas creches, e estamos tramitando (processo) no FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) para a aquisição de mais creches. Estamos iniciando a fase de licitação da escola de Nazaré do Pico, que é uma escola grande, de quase R$ 1 milhão. São R$ 988 mil de recursos que a prefeita conseguiu, junto ao governo Federal. Portanto, a nossa intenção é fazer um trabalho de acompanhamento dos indicadores desde o primeiro ciclo. Estamos trabalhando com 103 educadores que fazem esse trabalho direcionado, do anos iniciais ao ensino fundamental. Tudo isso, desejando que até os 8 anos de idade, as crianças sejam devidamente alfabetizadas, tendo assim a base para continuar avançando nos seus estudos. Então, para isso, a gente implantou um projeto em que vamos monitorar alguns indicadores de processo para o 5º ano de ensino fundamental, e também para o 9º ano, de maneira que a gente possa melhorar o nível da nossa educação e consolidar esse avanço que vem sendo construído ao longo da gestão da prefeita Rorró.

A nossa reportagem perguntou se o município de Floresta tem revolucionado a educação, em relação ao Sertão de Itaparica:

Raul Goiana: Floresta sempre foi um polo de desenvolvimento educacional. Desta terra aqui, saíram muitos filhos ilustres que hoje trilham mundo a fora. Então, Floresta já tem essa tradição. A grande conquista da prefeita Rorró foi ter conseguido trazer, para o âmbito público, o nível de formação, um nível de desenvolvimento educacional nunca visto. E isso, não sou eu que digo, é o Ministério da Educação, através do MEC. Este ano, nós estamos criando o SAEF, que é o Sistema de Avaliação do Ensino de Floresta. Então, na mesma perspectiva dos descritores da Prova Brasil e do Saeb, nós estamos criando o nosso instrumento municipal, de maneira que a política educacional seja pensada, justamente para descobrir onde estão os gargalos, onde estão as deficiências, de maneira que o dinheiro público possa ser investido, de fato, onde estão os problemas, para que a gente possa equalizar. E aí, em um prazo médio, a educação venha a dar frutos e a gente tenha ainda mais bons resultados. Mas a gente pode dizer que hoje, com a prefeita Rorró, a gente já avançou bastante na educação, e quero crer que até o final dos oitos anos de mandato dela, a gente vai ter muito orgulho de olhar para trás e dizer que realmente fizemos uma revolução na educação de Floresta.

Perguntamos quais os próximos investimentos da Secretaria de Educação no município de Floresta:

Raul Goiana: Essa pergunta foi muito boa, porque é com muita satisfação que eu anuncio, neste momento, para todos os florestanos, através do seu Blog, que nós adquirimos três mil e cem bancas escolares. Então, no próximo mês, ou em um mês e meio, nós estaremos renovando todas as carteiras escolares da zona urbana e da zona rural, tanto da educação de ensino fundamental quanto da educação infantil. Então, é um passo importante para a gente dar conforto para os nosso filhos, para que eles tenham mais dignidade. Então, a gente vai ter em breve escolas praticamente novas, com a chegada deste mobiliário, que já está em Floresta, em processo de tombamento pela Secretaria de Administração.

Perguntamos se o anúncio da aquisição das 3. 100 carteiras era em primeira mão para o Blog de Assis Ramalho.

Raul Goiana: Com certeza, é uma notícia de primeira mão para o Blog de Assis Ramalho, que está tendo esse privilégio, e que é bem visto aqui em Floresta. Estamos dando a credibilidade à presença do seu blog aqui, na cidade de Floresta, que para nós é uma honra. Portanto, os filhos dos florestanos vão estudar em suas carteiras devidamente novas, que foi uma iniciativa da prefeita Rorró.

Perguntamos ao Secretário se o concurso público que a prefeitura irá realizar vai mexer muito com o quadro de funcionários:

Raul Goiana: Vai, Assis. O concurso é uma necessidade. A gente vem acumulando (a necessidade de contratar novos funcionários) aí, de anos e anos, e esse concurso não foi realizado, e agora foi tomada essa determinação, onde já foi feito o ajustamento de conduta (firmado com o MPPE). A gente está fazendo o levantamento, existem as vagas e, a partir do momento em que você tem um servidor fixo, isso tem um beneficio, porque ele sabe que vai estar trabalhando este ano, no próximo, no próximo, e por isso dá para executar um planejamento de médio e longo prazo.

A nossa reportagem perguntou ao secretário o que ele teria a dizer aos funcionários não concursados que terão de ser afastados:

Raul Goiana: O conselho que a gente dá aos que não são concursados é que procurem se capacitar. Procurem se formar, aproveitando as oportunidades que a gente tem no município, como universidades e os cursos técnicos a distância, por exemplo. Então, que eles procurem essas oportunidades para se capacitar, porque o concurso não tem mistério, quem estiver mais preparado para fazer a prova, consequentemente vai garantir o seu lugar. 

Perguntamos se a prefeitura já tem uma base de quantos funcionários não concursados serão afastados:  

Raul Goiana: Não no momento, englobando todos os setores da Prefeitura. Esse levantamento está com a Secretaria de Administração e, agora, eu não poderia lhe falar, por eu não ter conhecimento total dos dados completos da Prefeitura.

Agradecemos a atenção do Secretário com a nossa reportagem.

Raul Goiana: Eu quero lhe agradecer por estar aqui, em Floresta, divulgando as notícias do nosso município, e quero dizer que eu acompanho as notícias do Blog de Assis Ramalho. É através do seu blog que eu fico por dentro de todas as notícias aqui da região e agradeço a você por estar divulgando o nosso trabalho, fazendo com que o nosso Sertão ganhe o mundo, pela rede digital. Muito obrigado.

Matéria relacionada:
Clique aqui e veja>..Prefeita de Floresta, Rorró Maniçoba, é entrevistada pelo Blog de Assis Ramalho


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Lúcia Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário