quinta-feira, outubro 29, 2020

IGH de Petrolândia recebe Moção de Aplauso da Câmara Municipal após petição em prol do tombamento das ruínas da Igreja do Sagrado Coração de Jesus

Foto: Lúcia Xavier/Arquivo BlogAR

Em sessão ordinária realizada na Câmara Municipal de Petrolândia nessa quarta-feira (28/10), foi aprovada a Moção de Aplausos ao IGH – Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia/PE pela criação de uma petição para viabilizar o processo de tombamento, como Patrimônio Cultural Histórico de Pernambuco, das ruínas da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, cartão postal e atração turística do município, única edificação da "velha Petrolândia" a manter-se de pé, nas águas do Lago de Itaparica, após o advento da Usina Hidroelétrica de Itaparica (Usina Luiz Gonzaga), em meados dos anos 1980. A Moção de Aplauso foi apresentada pelo vereador professor Evaldo Nascimento (PSD). 

Moção de Aplausos nº 013/2020

A Câmara Municipal de Petrolândia, por intermédio do Vereador Evaldo José do Nascimento Araújo, manifesta votos de aplausos e congratulações ao IGH – Insttuto Geográfico e Histórico de Petrolândia/PE, pela brilhante iniciativa, em dar início à petição que viabiliza o processo de Tombamento das Ruínas da Igreja Semi submersa, Sagrado Coração de Jesus, neste Município.

Justificativa

A presente MOÇÃO DE APLAUSOS reflete o orgulho e a honra desta Casa Legislativa, em prestar esta homenagem justa, externando seu carinho e admiração a esse Egrégio pelo belíssimo, que ora vem desenvolvendo, no tocante ao tombamento da Igreja acima referida.
Em sua justificativa, muito bem argumentada, diga-se de passagem, o IGH, define e externa suas colocações, de forma poética, enaltecendo fragmentos da história deste Município, cujas lembranças jamais serão apagadas da memória, de um povo , que mesmo sabendo da importância de uma nova cidade, para o desenvolvimento e progresso da região, ainda sofre com a saudade da cidade em que nasceu, cresceu , e ali deixou plantada suas raízes.

Ex positis:
Retrato de um futuro interrompido, a imponente igreja do Sagrado Coração de Jesus, de Petrolândia (PE), construída na década de 40 como uma promessa do progresso esperado, antes de ser concluída foi inundada pelas águas da Barragem de Itaparica.

Fruto do projeto do Governo Vargas, idealizado por Apolônio Sales, a igreja é parte integrante do conjunto arquitetônico do Núcleo Colonial de Barreiras, pioneiro entre as demais Colônias Agrícolas implementadas nos diversos Estados do país.

Surpreendentemente sua base e estrutura sólidas resistiram aos 11 milhões de metros cúbicos de água. Desafiando o destino imposto pelo progresso, que escolhe aqueles que devem ser sacrificados em benefícios de outros, a igreja manteve-se de pé à mostra. Como a solidarizar-se com o povo em seu sofrimento ela se impôs à paisagem e resiste há mais de 30 anos.

Por todos esses significados e em respeito à memória dos atingidos pela barragem, o IGH – Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia, e a sociedade civil organizada, vem por meio deste solicitar à FUNDARPE a inclusão da IGREJA SEMI SUBMERSA, única no mundo, como Patrimônio Cultural Histórico de Pernambuco no livro tombo do Estado.
Para tanto, apresentamos e pedimos aos nossos Pares a aprovação desta presente MOÇÃO DE APLAUSOS e que após, aprovada, seja encaminhada aos homenageados, com cópia à toda imprensa escrita e falada de nossa cidade.

Sala das Sessões, em 28 de Outubro de 2020.

Autor da Proposição: 
Evaldo José do Nascimento Araújo -  Vereador PSD

Com anuência do Corpo Deliberativo:

Joilton Pereira da Silva - Presidente/Vereador PTB
José Luiz dos Santos - Vice-Presidente/Vereador PTB
Antônio Pereira de Barros - Vereador PT
Delano Santos de Souza - Vereador PSB
Erinaldo Alencar Fernandes - Vereador MDB
Eudes José da Silva Fonseca - Vereador PTB
Enilson Luiz da Silva - Vereador PODEMOS
Jorge Lino Viana - Vereador PSL
Lourival Joaquim de Lima - Vereador PSD
Silvio Rogério da Silva - Vereador SD

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Câmara Municipal de Petrolândia

Nenhum comentário:

Postar um comentário