sexta-feira, agosto 16, 2019

Ipem-PE notifica quatro lojas no Recife por vender produtos fora das determinações do Inmetro



Com o objetivo de garantir que o consumidor adquira produtos que estão dentro das determinações do Inmetro, o Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem-PE) realizou, nesta quarta-feira (14), uma fiscalização em produtos têxteis em lojas do bairro de Santo Amaro, no Recife. Durante a ação foram verificados produtos, como: camisas, vestidos, calças, shorts e casacos.

No total, foram fiscalizados 3.141 produtos, sendo encontradas irregularidades em 80 (2,5%) itens. Um produto foi recolhido para análise físico-química em laboratório credenciado Inmetro por conter composição têxtil duvidosa. Foram fiscalizados 9 estabelecimentos, sendo que 4 (44%) estavam irregulares e foram notificados a apresentar as notas fiscais para identificar fabricantes/importadoras ou distribuidores.

Os fiscais do instituto percorreram lojas de pequeno, médio e grande porte para analisar se os produtos têxteis apresentam etiqueta, traziam informações obrigatórias, como razão social, nome ou marca e CNPJ do fabricante ou importador, país de origem, composição têxtil (nome e percentual das fibras e filamentos que compõem o tecido), instruções de cuidados para a conservação do produto (indicações sobre como conservar e demais cuidados), além do tamanho ou dimensão da peça. Todas as informações devem estar escritas em português.

As informações contidas na etiqueta são de fundamental importância e devem seguir critérios específicos. No caso da composição têxtil, vale a pena ressaltar que todos os tipos de fibras e filamentos têxteis utilizados para a produção da peça devem estar identificados, com a incidência percentual de cada um deles (70% algodão e 30% poliéster, por exemplo) e efetivamente conter cada uma delas. Entretanto, é proibido o uso de nomes de marcas comerciais ou em inglês (como nylon, popeline, lycra, lurex, rayon). É primordial que a compra seja feita somente no mercado formal para evitar produtos falsificados ou com informações incorretas na etiqueta.

“As informações contidas nas etiquetas são tão importantes quanto os rótulos dos alimentos. Elas informam sobre a composição, a origem e os cuidados de conservação dos produtos. Além disso, são fundamentais para os consumidores que precisam fazer prevenção de reações alérgicas a determinadas fibras ou filamentos têxteis”, afirma o Presidente do Ipem-PE, Adriano Martins.

Em caso de dúvidas, reclamações ou denúncias, o consumidor pode recorrer ao serviço da Ouvidoria do Ipem pelo telefone 0800 081 1526, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, ou enviar e-mail para ouvidoria@ipem.pe.gov.br.

IPEM-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário