terça-feira, maio 03, 2016

DPPE realiza 1ª Roda de Conversa sobre o tema 'Autismo: Conscientizar e Garantir a Leis é Preciso'


Enxergar é mais do que olhar. A rotina de quem tem um filho com Autismo é uma constante de luta, onde a união dos familiares, perseverança e amor precisam caminhar juntas, 24 horas. Após o diagnóstico, começa a batalha contra o preconceito, a discriminação da sociedade e a negação das instituições de ensino em aceitar o portador de Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O ponto de partida – o tratamento, requer ainda, condições financeiras favoráveis dos responsáveis pelo paciente. Muitos pais se desesperam e começa, então, a “escala de sofrimento”. Atentos a esta sofrida demanda crescente, a Defensoria Pública de Pernambuco realizou a 1ª Roda de Conversa Sobre o Tema Autismo: Conscientizar e Garantir a Leis é Preciso. A ação ocorreu na quarta-feira (27) no Auditório Thiago César Abrantes Olímpio, Sede da DPPE, em Recife.

Representando a DPPE, os Defensores Públicos Nátalli Brandi, Roberta Pitanga (Subdefensora de Recursos Cíveis e Criminais), Henrique Seixas (Coordenador do Núcleo Cível do Fórum Rodolfo Aureliano) coordenaram a ação junto ao Defensor Público Geral do Estado, Manoel Jerônimo e a André Carneiro Leão, Chefe da Defensoria Pública da União no Recife.

O DPG e o DPU enalteceram a formação do Grupo e afirmaram que as Defensorias darão voz a essas frentes de batalha. A Defensora do Estado, Nátalli Brandi, apresentou o trabalho da Defensoria Pública e falou das demandas da Defensoria Estadual aos familiares. “Nosso papel é lutar ao lado de vocês.”, afirmou a Defensora que pontuou ainda que lembrou que o primeiro passo é a conscientização

A participação das palestrantes, Juliene Viana, Procuradora Legislativa e Coordenadora Geral do Núcleo de Inclusão às Pessoas com Deficiência da Assembleia Legislativa de Pernambuco e Paula Carolian Aleixo, especialista em Saúde Pública e coordenadora do Grupo das Super Mãesengrandeceram a ação. Este último, formado por 135 mães de portadores do TEA. Algumas presentes ao evento, deram relatos comoventes.

“Percebo, que hoje, mais pessoas começam a aceitar a causa, mas não adianta apenas aceitar, é necessário se conscientizar. A inclusão escolar continua ser minha maior angústia, pois a maioria das instituições de ensino não tem um conteúdo pedagógico adaptado a realidade de nossos filhos”, enfatizou Elisângela Maria Gomes, mãe de uma criança de 07 anos. “Quando conseguem ser matriculados, acontece de ficar andando pela sala sem um foco definido de atividade pedagógica e na hora do recreio, ficam sozinhos porque as escolas não trabalham com a conscientização junto aos colegas de sala”, complementou emocionada.

Representando a DPPE, os Defensores Públicos Nátalli Brandi, Henrique Seixas (Coordenador do Núcleo Cível do Fórum Rodolfo Aureliano) e Roberta Pitanga (Subdefensora de RecursosCíveis e Criminais) coordenaram a ação junto a Defensor Público Geral do Estado, Manoel Jerônimo e a André Carneiro Leão, Chefe da Defensoria Pública da União no Recife.

O DPG e o DPU enalteceram a formação do Grupo e afirmaram que as Defensorias darão voz a essas frentes de batalha. A Defensora do Estado, Nátalli Brandi, apresentou o trabalho da Defensoria Pública e falou das demandas da Defensoria Estadual aos familiares. “Nosso papel é lutar ao lado de vocês.”, afirmou a Defensora que pontuou ainda que lembrou que o primeiro passo é a conscientização”, complementou Brandi.

ATENDIMENTO JURÍDICO – A Defensoria Pública de Pernambuco juntamente com a Defensoria Pública da União, estabeleceram diretrizes e metodologias e criaram um Grupo de Trabalho (GT)Interinstitucionalpara atendimento as famílias e pessoas com necessidades especiais (Autismo, Microcefalia, Síndrome de Down, doenças raras, entre outras). Esse GT realizará atendimentos jurídicos semanais e individualizados com familiares e pessoas com necessidades especiais, semanalmente, às quartas-feiras. O atendimento será previamente marcado via email, com data e horário certos. O email para o agendamento e a data de início desse atendimento serão posteriormente divulgados.

Redação: Viviane Souza – Ascom/DPPE
Fotos: @jhpaparazzo – Ascom/DPPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário