segunda-feira, abril 29, 2013

Petrolândia: Secretaria de Saúde esclarece pacientes de hemodiálise sobre viagens e requisição de medicamentos


A Redação do Blog de Assis Ramalho recebeu e-mails com a seguinte mensagem: "Assis, peço a sua atenção para o problema dos pacientes de hemodiálise de Petrolândia, que além de precisar se deslocar para Paulo Afonso (BA) em situações precárias, agora não se pode contar com os medicamentos, que são caríssimos e a Prefeitura não está dando, ficando assim todos os pacientes a contar apenas com a sorte e esperando a morte chegar. Peço que você faça uma matéria com este assunto com o propósito de mobilizar as autoridades responsáveis, antes que seja notificado algum óbito, o que seria uma vergonha para Petrolândia."

As mensagens chegadas ao Blog não têm dados suficientes para confirmar a identidade do denunciante, portanto tratamos como informação anônima. Esse fato, infelizmente, desvaloriza qualquer reclamação ou denúncia. Quem não quer ter o seu nome citado, basta pedir isso, e sua identidade não é divulgada, como pode ser comprovado em diversas matérias postadas neste espaço.

Sendo assim,, apesar de a reclamação partir de fonte não confiável, devido à insuficiência de dados para identificação, o Blog de Assis Ramalho procurou esclarecimentos junto à Secretaria de Saúde e obteve a seguinte resposta, que abaixo transcrevemos na íntegra:

"Bom dia, Assis!

"O transporte dos pacientes que fazem hemodiálise na Clirenal, em Paulo Afonso, acontece regularmente nos três dias (terça/quinta/sábado) destinados pela clínica ao atendimento do município de Petrolândia. Temos três tipos de transportes para oferecer aos pacientes:

1. micro-ônibus;
2. carro de passeio, para aqueles que não conseguem subir no ônibus;
3. ambulância, para aqueles que não conseguem ir sentados.

Se houver pacientes que necessitem fazer hemodiálise todos os dias, a ambulância fará o transporte.

Sobre as medicações que os pacientes falam nos e-mails que você recebeu, infelizmente o Município de Petrolândia não se encontra em condições financeiras para fazer esse custeio, pois o medicamento a que se referem possui um custo muito alto e é cada vez maior o número dos pacientes que precisam dele.

O Estado é o órgão que deve ser acionado para o fornecimento do medicamento, porém, para isso, os pacientes precisam requerer junto ao Ministério Público (Fórum) com todas as comprovações de necessidade daquela medicação. O nosso farmacêutico, Pedro Nogueira, já se colocou à disposição dos pacientes para dar entrada nesse processo e, no entanto, nenhum paciente voltou a lhe procurar. 

O Município se coloca à disposição para ajudar tais pacientes da maneira possível. Insistimos que os interessados em receber a medicação devem procurar Pedro Nogueira, no Homupe, para serem orientados sobre a ação judicial necessária para garantir o seu direito à saúde e à vida''.

Rafaella Lucena
Secretária Municipal de Saúde"

Nota do Blog de Assis Ramalho: Nosso compromisso com a sociedade é exercido com transparência. Caso haja alguma concordância ou discordância sobre a resposta da Secretaria de Saúde, estamos a disposição para divulgar as opiniões de quem quer que seja, desde que a pessoa identifique-se devidamente para o Blog. Estamos disponíveis, inclusive, para entrevistar a(s) pessoa(s) que se considere(m) prejudicada(s). Recados para o Blog de Assis Ramalho são recebidos apenas através do celular: (87) 9955-1186, e-mail: assis.ramalholeal@gmail.com ou mensagem em nosso perfil no Facebook.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho 
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário