quinta-feira, julho 04, 2013

Petrolândia: Produtores de coco do município criam a Câmara do Coco de Petrolândia

Capital Pernambucana da Coconicultura desde o início de 2012, a cidade de Petrolândia, no Sertão de Itaparica, acaba de dar mais um passo para a estruturação da atividade com a criação da Câmara do Coco do município, em reunião reallizada na noite desta quarta-feira, 03 de julho. A Câmara é um fórum informal  para discussão de temas como o enfrentamento das dificuldades do setor e o aproveitamento das oportunidades relativas à coconicultura, formado por produtores e representantes de diversos setores, como financiamento e capacitação. 

No encontro dessa noite foram discutidos o acesso ao crédito, assistência técnica, mercado e qualificação. Participaram do debate, como convidados da Câmara do Coco, o Banco do Brasil, através do Gerente Geral da Agência Petrolândia, Sr. Luiz Ângelo, e da responsável pelas operações de crédito, Srta. Gerlane, o Agente de Extensão Rural do IPA, Sr. Adriano Manoel, a Prefeitura Municipal de Petrolândia, através do titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sr. Rogério Viana, o consultor do Sebrae, Sr. Daniel Reis, e o vereador Silvio Rogério (PR).

A reunião foi coordenada pelo presidente da ACAMP, Sr. Manoel Eloi, e teve como desdobramentos a seguinte pauta:

a) O atendimento do IPA na elaboração de Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAP) e elaboração de propostas de crédito para o Banco do Brasil;
b) Oferta do curso rede associativas pelo Sebrae;
c) Mobilização de caravana de produtores para participação e exposição de produtos na Agrinordeste.

Notamos que seria importante, também, a participação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia na Câmara do Coco. O município é um dos maiores produtores de coco da região, no entanto, praticamente apenas a água do coco é aproveitada. O resto é desperdiçado, gerando mais lixo do que benefícios para a comunidade. Entre os projetos a serem estudados pela Câmara do Coco, sugerimos a viabilização de técnicas para o aproveitamento dos demais produtos da coconicultura, como a produção de caqueiras, culinária, artesanato em palha e casca de coco, adubo etc. O coco é 100% aproveitável.
Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos de Marcos Rogério Viana (Sedetur Petrolândia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário