Foto: Tiago Ranieri / Ascom Detran
Mudança começa a valer nesta quarta-feira (28) e permite uso de veículos particulares na prova. Novo sistema de pontuação será implantado a partir de segunda-feira (2).
O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) deixou de exigir baliza e meia-embreagem no exame prático para a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A mudança passa a valer a partir desta quarta-feira (28).
Além disso, os candidatos agora podem realizar a prova prática em veículos particulares, manuais ou automáticos, além dos carros do Detran/AL ou dos Centros de Formação de Condutores (CFCs). A medida faz parte das modernizações do programa CNH do Brasil.
"Agora, os candidatos vão poder aprender a dirigir usando o carro do pai, da mãe, dos tios, do vizinho, e usar esse mesmo veículo para fazer a prova prática. Isso vai deixar o candidato mais tranquilo, confortável e confiante durante o exame, usando um carro ao qual ele já está adaptado a dirigir”, explicou Marco Fireman, diretor-presidente do Detran/AL.
Novo sistema de pontuação
A partir da próxima segunda-feira (2) será implantado o novo sistema de pontuação nos exames práticos, determinado pela resolução nº 1.020/2025 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). Agora, para serem aprovados, os candidatos não poderão ter nota superior a 10 pontos, que correspondem às infrações cometidas.
De acordo com Manassés Mesquita, chefe da Comissão Examinadora de Trânsito do Detran/AL, todos os candidatos vão iniciar o exame com pontuação zero e, caso cometam infrações de trânsito durante o percurso, os pontos serão registrados.
“Cada infração cometida pelo candidato corresponderá a um ponto, sendo multiplicado pelo peso da infração: peso um para infrações leves; peso dois quando a infração for média; peso quatro para infrações graves; e peso seis para infração gravíssima”, explica.
Por g1 Alagoas














Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.