domingo, julho 26, 2020

Velha Petrolândia, uma saudade que não passa; momentos de recordações neste domingão 26/07/2020

Neste domingão, 26 de julho de 2020, o Blog de Assis Ramalho vai no fundo do Baú, e mostra fatos e fotos para nos lembrar da nossa saudosa velha Petrolândia, e velha Barreiras hoje submersas as águas do Rio São Francisco.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Confira abaixo

O saudoso Pedro, popularmente chamado por ''Pedro Doido'' em foto no centro da velha Petrolândia. Grande personalidade da cidade, que de doido não tinha nada. Entre outras virtudes, o folclórico Pedro era muito bom de matemática.

OUTRA GRANDE PERSONALIDADE - A saudosa foliã Nicó, irmã do também saudoso e FOLCLÓRICO Duduta, no último carnaval da Velha Petrolândia em 1987 no Bloco Carnavalesco de Pantaleão.

Grêmio Lítero Recreativo




Posto de Saúde - SESP



Ao contrário da cidade atual, a velha Petrolândia tinha ruas largas com fácil acesso para os pedestres e condutores de automóveis - Do lado esquerdo, avista-se o Cartório de Silvio Rodrigues

Cine São Francisco - o famoso cinema de Valmir e dona Zita. No lado esquerdo, de camisa branca de mangas compridas, o locutor do cine - Rivaldo Sobreira

Casa Lealdade de João Leal - na foto: Cristovão [in memorian] e Rivaldo Sobreira

-
Supermercado O Nordestão de seu Doro[in memorian], vizinho ao Bar de Aurindo


A DESPEDIDA - Igreja de São Francisco de Assis - última Missa
AQUI ESTUDOU ESSE BLOGUEIRO/RADIALISTA  ASSIS RAMALHO - Grupo Escolar Maria Cavalcante Nunes (Aliança).

Quantas saudades...


Grupo Escolar Maria Cavalcante Nunes (Aliança) - Uma saudade que não passa...


Escola Delmiro Gouveia

Ruas da inesquecível Velha Barreiras - tradicional feira do domingo

Feira livre da inesquecível Velha Petrolândia, às sextas-feiras


ESTÁDIO HILTON RODRIGUES DE ALMEIDA (HILTÃO)- Time do Pelotas E.C. Em pé: Edson Madera, Damião da Eletrônica, Juracy, Assis Ramalho, Alencar, Magão, Terror, Renato Epifânio e Ratinho. Agachados: Dão de Curinga, Tuí, Dinho, Punaré, Deó e Catita.

O ano é 1978.


Maternidade Municipal: ''Aqui nasceram muitos petrolandenses''


Parque de diversão Lima: ''Aqui muitos petrolandenses se divertiam durante as tradicionais festas do padroeiro São Francisco de Assis''

Velha Petrolândia, uma saudade que não passa; momentos de recordação neste domingão 26/07/2020

História de Petrolândia

A colonização da região começou no século XVIII, quando foram fundadas as fazendas Brejinho da Serra e Brejinho de Fora. Os primeiros núcleos de povoamento surgiram onde havia uma frondosa árvore de jatobá e um bebedouro para o gado. Por causa disso, o povoado ficou conhecido como Bebedouro de Jatobá.

Em 1877, a região recebeu a visita do Imperador D. Pedro II, que ordenou a construção de um cais e de uma ferrovia que ligava economicamente o alto e o baixo São Francisco.

Em 1887, a sede do município de Tacaratu é transferida para o povoado de Jatobá que, mais tarde, seria elevada à categoria de cidade em 1 de julho de 1909. O município recebeu a atual denominação em homenagem ao Imperador D. Pedro II.

A história do município passou por uma enorme transformação nos anos 80 devido à construção da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga (também conhecida como Usina Hidrelétrica de Itaparica), que resultou na inundação da antiga cidade pelo lago de Itaparica e obrigou a transferência dos moradores para a atual cidade em 1988. O município de Petrolândia vem se tornando nos últimos anos um dos mais importantes da região.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Arquivo do Blog de Assis Ramalho/Petrolândia ontem, hoje e sempre

Nenhum comentário:

Postar um comentário