quinta-feira, janeiro 17, 2019

Produtores de Coco de Petrolândia participam em Salvador-BA da 1ª edição da Convenção Nacional dos Produtores de Coco do Brasil

 
 

Produtores de Coco de Petrolândia participam em Salvador-BA da I Convenção Nacional dos Produtores de Coco do Brasil. Hoje e amanhã, em Salvador-BA, acontece o I encontro a nível nacional dos produtores de coco do país, com intuito de regularizar tecnicamente a cadeia produtora de coco, a qualidade dos derivados da fruta e comércio geral.

A APROCOCO está sendo criada para que haja assim uma força maior na regulamentação do mercado nacional e garanta uma maior segurança de renda e social ao produtor desta cultura.
APROCOCO - moldando o futuro da cadeia produtiva do coco.

A primeira edição da Convenção Nacional dos Produtores de Coco está acontecendo no Auditório Rosa Abreu da Secretaria de Agricultura da Bahia, na capital baiana. A Convenção é promovida pelo Movimento Nacional dos Produtores em Defesa da Cadeia Produtiva do Coco. O evento reúne produtores e pessoas ligadas à cultura do coco de dez estados brasileiros.

O encontro debaterá sobre a grave crise da cocoicultura brasileira que ora afeta mais de um milhão de pessoas envolvidas na respectiva cadeia produtiva. Esta crise é catalisada pelas importações desenfreadas de produtos derivados do coco por parte de grandes indústrias brasileiras. Tais derivados importados de coco, possuem baixa qualidade nutricional e alto potencial de contaminação microbiológica porque são resíduos de baixo valor em seus países de origem.

O pior é que tais importações contam com a anuência das autoridades de diversas esferas de governo estaduais e Federal. Tais indústrias contam com significativos benefícios fiscais concedidos em troca de ações de estimulo à produção local. No entanto, a realidade é outra. Algumas industrias, desativaram as unidades de extração e processamento e agora apenas reembalam a matéria-prima importada adquiridas a preços muito baixos e são vendidos no mercado brasileiro como sendo produtos fabricados no Brasil originado nas fazendas brasileiras.

Tal prática, força o preço pago ao produtor brasileiro a valores abaixo do custo de produção. Já o produto de exportação para países como EUA, usa matéria-prima brasileira extraída dos coqueirais brasileiros. O evento terá como encaminhamento a fundação da Aprococo – Associação Nacional dos Produtores de Coco.

Blog de Assis Ramalho
Informação e fotos: Jorge - filho de Anselmo da farmácia 

Um comentário: