quinta-feira, dezembro 21, 2017

Vida com propósito - Artigo de Fernando Batista



Por Fernando Batista

Aproxima-se o final de mais um ano. É sempre bom momento para pensarmos um pouco sobre a vida. O que é, afinal, uma vida sem propósito? É uma vida pequena, aquela que nega a vibração da própria vida. É quando se vive de maneira automática, robótica, sem refletir a própria existência.

A palavra “propósito” em latim, carrega o significado de “aquilo que eu coloco adiante”. Uma vida com propósito é aquela que eu entenda as razões pelas quais eu faço o que faço e pelas quais eu deixo de fazer o que não faço. Cabe agora alguns questionamentos. Um convite a uma retrospectiva individual e sincera. O educador e filósofo Mário Sergio Cortela nos ajuda a pensar a partir de algumas perguntas que ele elabora em seu livro “Por que fazemos o que fazemos”. “O que você fez, fez por que? O que não fez, não fez por que? O que não deveria ser feito, por que fez? O que não fez e deveria ter feito, por que não fez?

Este ano qual foi o propósito que colocou diante de ti? Quais propósitos estabelecerá para 2018? Abrace sua causa, lute para conseguir, se esforce para isso. Nós temos apenas uma existência e esta não pode ser desperdiçada. Se ainda não encontrou um propósito pelo qual viver, busque-o urgentemente. Não deve estar longe, talvez esteja do seu lado, dentro da sua casa, quem sabe dentro de você mesmo.


Pense e reflita: qual é o seu valor principal, qual é o seu valor auxiliar, o que faz você se emocionar, o que move o seu coração, no que ou em quem você dorme pensando... Defina seus valores e os procure obsessivamente, sem cessar em nenhum momento.

E, finalmente, como dizia o jornalista gaúcho Aparício Torelli, grande frasista que ficou conhecido como o Barão de Itararé: “A única coisa que você leva da vida é a vida que você leva”.

FELIZ NATAL E UM ANO NOVO CHEIO DE PROPÓSITOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário