quinta-feira, dezembro 21, 2017

Autarquia Educacional do Araripe esclarece Conceito Enade da Fafopa, Faciagra e Facisa em 2016


A Autarquia Educacional do Araripe – AEDA, entidade mantenedora das Instituições de Ensino Superior Fafopa, Faciagra e Facisa, manifesta-se a respeito de notícia veiculada na imprensa que trata sobre a classificação das IES no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade.

Conforme o próprio texto menciona, os dados divulgados pelo INEP são referentes ao ano de 2016 e, portanto, não condizem com a atual situação das três faculdades que estão em processo contínuo de melhorias em todos os itens que compõem o Índice Geral dos Cursos (IGC), o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Indicador de Diferença entre os desempenhos observado e esperado (IDD) que, juntos, formam o conceito Enade.

A nota do Enade recém divulgada tendo o ano-base de 2016 é o retrato passado do triênio 2014, 2015 e 2016, sendo assim, refletem apenas uma situação pretérita.

Durante o ano de 2017, a AEDA e suas três IES iniciaram, junto ao Conselho Estadual de Educação o processo de renovação de diversos cursos de graduação e o recredenciamento das faculdades, investiram em melhorias da infraestrutura e acessibilidade dos campus I e II, na construção de novos laboratórios e o no aumento do acervo bibliográfico e no número de docentes com especialização, mestrado e doutorado bem como dando total apoio às atividades acadêmicas para qualificar ainda melhor seus mais de 1300 alunos.

Para o ano de 2018 existem grandes conquistas a serem comemoradas como a oferta de mais de 100 bolsas de estudos através do Programa Universidade para todos em Pernambuco (PROUPE) e recentemente a inclusão das AEDA e suas IES ao Fundo de Financiamento Estudantil – FIES do Governo Federal. Além disto, serão ofertados novos cursos de graduação e pós-graduação para atender as mais modernas exigências do mercado de trabalho.

Sendo assim, a AEDA e suas IES lamentam o uso indevido dos dados divulgados pelo INEP apenas para causar um factoide político por parte daqueles que administraram a instituição nos últimos anos e a colocaram numa posição que a atual administração tem envidado todos os esforços para fazê-la crescer entregando aos seus alunos a qualidade de aprendizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário