sexta-feira, abril 28, 2017

TV Brasil estreia nesta segunda (1º) filmes de ficção inéditos do Programa CPLP Audiovisual

Produção nacional "A Felicidade de Margô", inspirada em crônica de Dráuzio Varella, vai ao ar em 8 de maio (Reprodução Pictaram Maria Clara Spinelli)

Para fomentar a produção audiovisual da Comunidade Países de Língua Portuguesa (CPLP) e difundir esses conteúdos, a TV Brasil apresenta a partir desta segunda-feira (1), às 23h, as quatro produções cinematográficas de ficção inéditas que fazem parte da linha FICTV do Programa CPLP Audiovisual.

Os filmes programados para a faixa são de Moçambique, “O Dia em que Explodiu Mabata Bata” (1/5); Brasil, “A Felicidade de Margô” (8/5); Angola, “O Calvário de Joceline” (15/5); e Portugal, “O Dia em que as Cartas Pararam” (22/5). Todas essas produções são baseadas em adaptações audiovisuais de obras literárias nacionais.

Com o intuito de oferecer ao público internacional conteúdos audiovisuais que tragam uma visão contemporânea dos países de língua portuguesa no mundo, a iniciativa busca ainda estimular o intercâmbio cultural entre os povos dos países membros da CPLP.

As produções serão exibidas simultaneamente nas emissoras dos nove países membros da Rede: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

A sessão estreia nesta semana com o filme moçambicano “O Dia em que Explodiu Mabata Bata”, dirigido por Sol de Carvalho, baseado no conto homônimo do premiado escritor Mia Couto publicado no livro "Vozes Anoitecidas". A trama africana conta a história de Azarias, um jovem pastor órfão que sonha em ser uma criança normal e poder ir à escola.

A produção brasileira nessa edição do concurso é “A Felicidade de Margô”, programada para o dia 8 de maio, também às 23h. O enredo é baseado na crônica homônima de Drauzio Varella, obra que conta a história de Margô, transexual que vive um dia especial em sua vida.

A atriz Maria Clara Spinelli estrela o elenco que conta ainda com Ferrugem, Teca Pereira, Bruno Perillo, Monalisa Eleno e Alan Medina. O filme nacional teve direção de Maurício Eça, com codireção e roteiro de Paulo Garfunkel e direção de fotografia de Eduardo Makino. A produção e a produção executiva são de Sergio Lopes e Silvia Prado, respectivamente.

Na semana seguinte, no dia 15 de maio, no mesmo horário, vai ao ar o filme de ficção angolano “O Calvário de Joceline”, com direção de Ngouabi Silva e inspirado no romance de Lito Silva. A última produção da série FICTV é o longa português “O Dia em que as Cartas Pararam” de Claudia Clemente, baseado no texto da própria diretora.

Confira a programação completa de filmes da linha FICTV do Programa CPLP Audiovisual na TV Brasil

"O Dia em que Explodiu Mabata Bata"
País: Moçambique
Direção: Sol de Carvalho, baseado no conto de Mia Couto
Data: 1/5 (segunda-feira), às 23h

"A Felicidade de Margô"
País: Brasil
Direção: Maurício Eça, baseada na crônica de Drauzio Varella
Data: 8/5 (segunda-feira), às 23h
"O Calvário de Joceline"
País: Angola
Direção: Ngouabi Silva, baseado no romance de Lito Silva
Data: 15/5 (segunda-feira), às 23h

"O Dia em que as Cartas Pararam"
País: Portugal
Direção: Claudia Clemente, baseado no texto da própria diretora
Data: 22/5 (segunda-feira), às 23h

Gerência de Comunicação
Empresa Brasil de Comunicação | TV Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário