segunda-feira, dezembro 19, 2016

Florestano Michel Ferraz implanta Programa de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura de PE


O coordenador geral de produção do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Michel Ferraz, dando continuidade as ações para implantação do Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas para a Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura (Plano ABC), através de sua Coordenação Geral de Produção Sustentável, promoveu na última sexta-feira (16), no Recife, reuniões temáticas do governo do Estado de Pernambuco vinculadas ao IPA/PE, SFA e Secretaria do Meio Ambiente.

Na oportunidade aconteceu a apresentação e nivelamento sobre o Plano ABC. Ao mesmo tempo em que se iniciaram as tentativas para a preparação das oficinas de trocas de experiências, a formação do Grupo Gestor e os municípios pernambucanos a serem contemplados com Unidades Demonstrativas do Plano ABC.

No caso específico de Pernambuco o Plano ABC contará com sete programas, seis deles referentes às tecnologias de mitigação, e ainda um último programa com ações de adaptação às mudanças climáticas:

• Programa 1: Recuperação de Pastagens Degradadas;
• Programa 2: Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) e Sistemas Agroflorestais (SAFs);
• Programa 3: Sistema Plantio Direto (SPD);
• Programa 4: Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN);
• Programa 5: Florestas Plantadas;
• Programa 6: Tratamento de Dejetos Animais;
• Programa 7: Adaptação às Mudanças Climáticas.

A abrangência do Plano ABC é nacional e seu período de vigência é de 2010 a 2020, sendo previstas revisões e atualizações em períodos regulares não superiores há dois anos, para readequá-lo às demandas da sociedade, às novas tecnologias e incorporar novas ações e metas, caso se faça necessário.

Para o alcance dos objetivos traçados pelo Plano ABC, no período compreendido entre 2011 e 2020, estima-se que serão necessários recursos da ordem de R$ 197 bilhões, financiados com fontes orçamentárias ou por meio de linhas de crédito. 

O Plano ABC conta com uma de linha de crédito – Programa ABC – aprovada pela Resolução BACEN nº 3.896 de 17/08/10. Para mais informações consulte o item Financiamento no menu lateral.

Por: Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário