domingo, agosto 16, 2015

Fórum das MPEs de Pernambuco realiza segunda reunião plenária

Na reunião, foram apresentadas novidades como o Projeto Despertar, parceria entre o Sebrae e o Governo do Estado para inserir a educação empreendedora na grade curricular. A ação deverá treinar professores da rede pública nas Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) até o fim do ano.

O Fórum Estadual das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte de Pernambuco realizou, na última quarta-feira (12), a segunda reunião plenária de 2015. O evento ocorreu no Hotel Golden Tulip, em Boa Viagem, onde foram apresentados os progressos das ações do Fórum nos âmbitos da desburocratização, educação empreendedora, compras governamentais, exportação, acesso ao crédito e serviços financeiros.

O encontro, que congrega 28 entidades ligadas ao segmento das micro e pequenas empresas, foi conduzido pelo vice-presidente e secretário executivo da Micro e Pequena Empresa e Fomento ao Empreendedorismo, João Freire, que realizou um balanço das ações. Na ocasião, foram apresentadas propostas de simplificação de processos para formalização e abertura de empresas, como o mapeamento das obrigações acessórias aos micro e pequenos empreendedores, e a expansão da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), que facilita e integra processos de registro de pessoas jurídicas. "O desafio é fazer do estado uma mão amiga do empreendedor, atuando de mãos dadas com nossos parceiros", disse Freire.

Foram também apresentadas novidades como o Projeto Despertar, parceria entre o Sebrae e o Governo do Estado para inserir a educação empreendedora na grade curricular. A ação deverá treinar professores da rede pública nas Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) até o fim do ano. Outras propostas também foram apresentadas, a realização de um estudo de viabilidade para implantação de curso técnico de Comércio Exterior na rede pública estadual, a retomada do apoio à Economia Criativa, em parceria com a Prefeitura do Recife, para fomentar uma incubadora de negócios, e a capacitação empreendedora para gestores do estado. Todas as ações serão novamente monitoradas nos encontros ordinários do Fórum e na próxima plenária, que será realizada no fim do ano. A plenária ocorreu logo após a apresentação do movimento Compre do Pequeno, realizado pelo Sebrae.

Foto: Henrique Lima/Sempetq

Nenhum comentário:

Postar um comentário