terça-feira, março 31, 2015

Assentados do MST-PE cobram do INCRA políticas públicas

Assentados do MST em Iati (PE)

Segundo o coordenador da regional do MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra), Sr. Fabio Junior, existem atualmente 14 famílias no Assentamento Jussara, no município de Iati, em Pernambuco, em uma fazenda desapropriada que conta com aproximadamente 380 hectares, e um dilema. É que outras 09 famílias, estas pertencentes à FETAPE (Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Pernambuco), também pleiteiam a referida área, alegando que são de fato os verdadeiros beneficiários. O clima é de disputa entre agricultores de movimentos semelhantes.

O assentado José Antônio de Souza afirma que há oito anos as famílias do MST e da FETAPE encontram-se no local e, há dois, foi realizado um cadastro pelo “Dr. Jonas”, que segundo os assentados, é engenheiro agrônomo do Incra, mas que neste período nada mais ficou resolvido.

Os assentados do MST por conta própria fizeram o mapeamento de seus lotes e assim distribuíram entre eles. Alguns já construíram suas casas (como esta da foto), sem nenhum incentivo governamental. Ainda à espera de assistência técnica para desenvolver seu pedaço de chão, em virtude da seca que se alastra, vivem mendigando aos políticos da região por carro-pipa com água potável para o abastecimento humano e de seus animais.

A reportagem foi enviada ao Blog de Assis Ramalho pelo Pr. Isaías Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário