sexta-feira, setembro 19, 2014

Semas-PE inova com o lançamento do Projeto Relix em Recife

Iniciativa usa tecnologia e arte para incentivar a coleta seletiva do lixo, fortalecer o segmento dos catadores de materiais recicláveis e engajar a sociedade como um todo nesse processo de uso sustentável dos resíduos sólidos (Foto: Osvaldo Santos)

Lançado, nesta terça-feira (16), pela manhã, no Ginásio Pernambucano, o Projeto Relix que, além da ação educativa de conscientização do tratamento adequado do lixo, com a exibição em escolas públicas e industriais do espetáculo teatral Relix, oferece à população baixar aplicativo no sistema versão android e IOS e selecionar associação ou cooperativa de catadores mais próxima para atender demanda de coleta seletiva do lixo. O Relix prevê, ainda, a distribuição de 100 ciclolix - bicicletas mecânicas adaptadas para coleta seletiva -, no próximo mês de novembro, às cooperativas de catadores de materiais recicláveis, fortalecendo o segmento. A iniciativa é uma parceria da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e Serviço Social da Indústria (Sesi).

Em latim, Liz significa cinzas. Relix é recusar, repensar, reciclar, reduzir e reutilizar, daí a escolha do nome do projeto. "Essa é mais uma ação de educação ambiental e, ao mesmo tempo, de incentivo a economia verde, a partir do estímulo a prática da reciclagem e fortalecimento do segmento dos catadores de materiais recicláveis, que dependem da coleta seletiva para garantir renda e sustentar suas famílias. Estamos muito orgulhosos de colocar em prática o Relix para o bem e a sustentabilidade de todos, afirma o secretário Carlos Cavalcanti. Para ele, o novo projeto chega, também, para potencializar o Recicla-PE que já vinha atuando em 12 municípios do Estado.

No campo da arte, serão realizadas 150 apresentações da peça teatral Relix, sendo 130 em 65 escolas; 04 em praças públicas; e 16 em indústrias. Na ocasião, além de assistir ao espetáculo com duração de 45 minutos, o público receberá um kit com cartilha educativa e lixeiras para resíduos secos e molhados. A estimativa é atingir um público de 30 mil pessoas, que deverá se tornar agente multiplicador da mensagem educativa.

Em novembro, quando será realizada a entrega das 100 ciclolix aos catadores, está previsto evento de encerramento das diversas atividades programadas nesses três meses. Na pauta, passeio ciclístico, exposição fotográfica de Helder Ferrer, com foco na rotina dos catadores, e a presença de monitores no Parque da Jaqueira, Praça do Arsenal, Parque 13 de Maio, e Parque Dona Lindu, dando dicas de coleta e reciclagem do lixo. Para mais informações sobre o projeto acesse os sites: www.projetorelix.com.brwww.semas.pe.gov.br e ainda www.facebook.com/projetorelix.

Semas-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário