sexta-feira, setembro 19, 2014

Miguel Arroyo aborda a formação de professores em palestra no XII Congresso de Tecnologia na Educação

Arroyo (de preto) defendeu uma educação mais interativa

o reconhecido educador Miguel Arroyo proferiu a palestra “Currículo e Formação de Professores”, para o público de congressistas que lotou o Teatro Guararapes na manhã de quarta-feira (18/9), durante o Dando continuidade à programação do XII Congresso de Tecnologia na Educação, realizado em Olinda. Doutor em Educação pela Stanford University, na Califórnia, Arroyo é autor de diversos livros que defendem uma educação interativa, baseada na compreensão das necessidades de alunos e professores.

A dificuldade de implementar mudanças que melhorem e ampliem o aprendizado de crianças e adolescentes foi um dos temas abordados durante a palestra. Arroyo defendeu que, em grande maioria, os professores não são resistentes a novas estratégias de ensino, mas que precisam ter o subsídio de seus gestores para adotá-las. “Temos que dar aos jovens do ensino médio conteúdos que os auxilie a entender a verdade. Se o objetivo do aluno é o mercado de trabalho, então que os ajudemos a entender o mercado”, afirmou.

A transformação da escola em um espaço mais inclusivo também esteve em pauta. Segundo Miguel Arroyo, o ambiente escolar funciona não somente para ensinar disciplinas convencionais, mas para formar cidadãos preparados para viver socialmente. “A escola tem que assumir o papel de cuidar dos deficientes. Quando preparamos alunos para receber colegas com necessidades especiais, estamos os educando para lidar com a deficiência. E eles aprendem muito bem”, declarou.

Professora e coordenadora educacional nos municípios de Abreu e Lima e Jaboatão, Sandra Regina Oliveira participa do congresso há mais de dois anos. Ela contou que aplicará os ensinamentos da palestra em seu ambiente de trabalho. “Lido com formação de professores e busco sempre novas ideias para reformular o ensino que eles darão a seus alunos. Durante estes dias de atividades, pretendo reunir grande material para ampliar ainda mais esta formação, disse. Para ela, os desafios da educação devem ser encarados com união e perseverança. “Ainda existe resistência a esse novo jeito de formar o professor, mas diversas escolas já debatem estes novos rumos. Creio que o caminho é continuar trabalhando com dedicação em prol de nosso estudantes”, concluiu.

Notícias Senac Pernambuco

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