quinta-feira, maio 30, 2013

PE: Celpe e Fundação Roberto Marinho capacitam professores da rede estadual em eficiência energética

Levar informação e formação ao maior número de pessoas, provocando a sensibilização da sociedade para a importância do uso responsável e eficiente da energia elétrica. Este é o objetivo do convênio assinado nesta quarta-feira (29), entre a Secretaria de Educação do Estado (SEE), a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) e a Fundação Roberto Marinho. A solenidade de assinatura da parceria aconteceu no edifício-sede da concessionária, no bairro da Boa Vista, centro do Recife. 

Durante o evento, o secretário de Educação, Ricardo Dantas, falou sobre a importância do convênio para a ampliação do papel social da educação, que objetiva transformar não apenas os alunos, mas toda comunidade. “Além dos professores, os jovens também serão os multiplicadores em suas residências, atingindo toda a comunidade escolar,” declarou o secretário, lembrando as parcerias já existentes com a Fundação Roberto Marinho, por meio do Programa Travessia, e Celpe, através do Projeto Educar com Energia.

O presidente da Celpe, Luiz Antônio Carlini, também falou sobre o empenho da companhia em conscientizar a sociedade para a redução do desperdício através dos programas desenvolvidos pela Eletrobrás ‘Educar com Energia’ e ‘Nova Geladeira.’ “A energia deve ser utilizada de forma segura, racional e responsável. Essa consciência ocorre através da educação,” afirmou.

Para a gerente de Desenvolvimento Institucional da Fundação Roberto Marinho, Mônica Pinto, educar adolescentes no século 21 é um desafio. A gerente explicou a metodologia adotada na capacitação dos professores e em sala de aula com os alunos. “O material é composto por jogos, cartilhas, vídeos e spots de rádio, para que os professores atuem de forma variada e interdisciplinar,” esclareceu. Mônica destacou ainda que o programa vem sendo utilizado, desde 2012, nos estados do Acre, Amazonas e Rio de Janeiro, e que já está dando bons resultados.

Em sua fase inicial, o convênio capacitará 200 professores de 49 escolas de ensino integral e semi-integral localizadas em seis cidades do estado. Ao todo, serão distribuídos 330 kits com material didático, que serão utilizados de forma interdisciplinar por professores de química, física, biologia e geografia. As capacitações dos educadores em eficiência energética começam no dia 14 de junho.

Blog do Governo de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário