O adolescente estava tomando banho de mar na Praia Del Chifre, em Olinda, Região Metropolitana do Recife, quando foi mordido pelo animal
Por Portal Folha de Pernambuco
Um banhista morreu nesta quinta-feira (29), após ser mordido por um tubarão na praia de Del Chifre, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife. Na área de areia, havia uma placa de alerta para incidentes com tubarões.
Sem identidade divulgada, o adolescente foi socorrido para o Hospital Tricentenário, em Bairro Novo, também em Olinda. Ele foi mordido na coxa da perna direita enquanto mergulhava com outros colegas.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Olinda (Samu) confirmou que, por volta das 14h21 desta quinta-feira (29), foi acionado para socorrer a vítima. Mas o garoto foi removido do local antes da chegada da equipe.
Segundo o médico que realizou o atendimento, Levy Dalton, o menino chegou à unidade já sem vida, mas a equipe do hospital ainda realizou o protocolo de Suporte Avançado de Vida para tentar reanimá-lo.
"Ele tinha uma lesão bastante extensa na coxa direita, um local de artérias que ligam o membro inferior. Como a lesão foi bastante extensa, provavelmente ele perdeu bastante sangue. Esse foi o quadro que o levou ao estado de óbito. Ele já chegou aqui na unidade sem vida. Toda equipe estava a postos, mas infelizmente a gente não conseguiu reanimá-lo", explicou.
Segundo o profissional de saúde, quando o adolescente chegou ao hospital, ele estava em parada cardiorrespiratória. O atendimento de saúde realizado, com uso de medicamentos, manobras de compressões toráxicas e demais procedimentosm, não foi capaz de salvar a vida do menino.
"A equipe do hospital deixa aqui nossas condolências à família, aos amigos, mas infelizmente a gente não conseguiu fazer muito por ele", lamentou o médico.
Amiga da família, Maria do Bomparto lamentou o ocorrido e cobrou segurança para evitar novos ataques. No local, tem uma placa de alerta para ataques de tubarões. Um salva-vida chegou à praia durante a presença da reportagem.
“Pedimos a segurança da comunidade. É um sofrimento quando tem esses ataques de tubarões. Conheço o menino desde pequeno, ele é amigo dos meus filhos e agora acontece isso. Falta um pouco de atenção, olhar mais para a praia, uma equipe de salva-vidas. Quem teve que fazer o socorro foi a própria comunidade”, lamentou.
O Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarão (Cemit) informou que ainda não foi identificado o animal marinho que causou o ferimento no adolescente, mas que a possibilidade maior é de que tenha sido um tubarão.
Representantes do Governo do Estado estiveram no Hospital Tricentenário, em Olinda, para prestar apoio à família do adolescente e coletar mais informações sobre o caso.
Incidentes com tubarão em Pernambuco
Com o caso ocorrido nesta quinta-feira, em Olinda, Pernambuco registra um total de 82 incidentes com tubarão, sendo 67 registrados na Região Metropolitana do Recife (RMR) e 14 em Fernando de Noronha.
Os dados são do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit). O ataque mais recente tinha sido no dia 9 de janeiro, em Fernando de Noronha. A turista Dayane Dalezen, de 36 anos, foi mordida na perna por um tubarão-lixa, mas sobreviveu.














Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.