sexta-feira, abril 12, 2024

Petrolândia: "O trabalho dignifica o homem", diz "Chico do Pão", vendedor ambulante de Petrolândia, em atividade há várias décadas; Conheça a sua história

Fotos: Assis Ramalho



No dia 12/04/24, a reportagem do Blog de Assis Ramalho e Web Rádio Petrolândia entrevistou o vendedor ambulante Francisco de Assis dos Santos, popularmente conhecido em Petrolândia e região como Chico do Pão. Nascido na velha Barreiras, a vida desse petrolandense é uma verdadeira história de luta. Ele iniciou sua trajetória no comércio na década de 1970, trabalhando como ambulante. Era entregador de pão nos tempos da padaria de Nonato, no povoado de Barreiras, na antiga Petrolândia. 

Chico também trabalhou em olaria (fábrica de telhas e tijolos),  na produção de carvão vegetal e em firmas terceirizadas da Chesf, durante a construção da Barragem de Itaparica (Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga).

Chico do Pão, que atualmente tem 71 anos, também se aventurou, junto com a família, em viagem para cidades do Mato Grosso (MT), em busca de trabalho e melhores condições de vida. Nos tempos atuais, trabalha como vendedor ambulante, comercializa bolos - que são produzidos por ele. 

Com sua famosa bicicleta, Chico percorre ruas de Petrolândia, dia e noite. ''O trabalho é o que dignifica o homem'' diz Chico do Pão. 

Veja abaixo a integra da entrevista onde Chico fala de vários assuntos da longa tragetória de sua vida.


Redação do Blog de Assis Ramalho

4 comentários:

  1. Cinoval Manoel Da Silvasábado, 13 abril, 2024

    Esse homem é um exemplo de trabalhador e digno do seu comentário. Conheço de décadas,
    Fomos vizinhos em petrolandia velha E trabalhamos juntos na equipe de vigilância de Itaparica
    Nos anos 80 e 90...
    Parabéns amigo e a luta
    Continua pois, quem luta
    Conquista...
    Um abraço
    Cinoval m Silva.










    ResponderExcluir
  2. Lembro muito dele na minha infância. Meu avô comprar lanche a ele.. sempre muito educado e simpático! Um grande exemplo de garra e coragem.., que Deus lhe abençoe muito…

    ResponderExcluir
  3. Quando morava aí tinha um senhor que vendia pão nas casas,também vendia doces e bolos,o nome dele era zequinha,com sua bicicleta e sua buzina,fazia muito bem o seu trabalho, meus pais compraram muitos pães a seu zequinha,época boa,saudades dessa cidade linda

    ResponderExcluir
  4. Guerreiro! Bolo bom tem aí

    ResponderExcluir