terça-feira, fevereiro 08, 2022

Campanha Indígena 2022: Apib convoca lideranças para ‘Aldear a Política’


Após eleição histórica, de 2020, que elegeu o maior número de indígenas em prefeituras e câmaras municipais, Apib faz chamado para ampliar a demarcação das urnas e ocupar a política.

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) convoca lideranças indígenas interessadas em ocupar a política para fazerem seus cadastros na Campanha Indígena. A proposta é fortalecer indígenas com ações de acompanhamento e mentoria, capacitação e suporte àqueles que apresentem interesse, compromisso, e empenho em levar adiante a pauta da representatividade na política, assim como de defesa de direitos e dos territórios indígenas.

As inscrições estão disponíveis no site campanhaindigena.info.

“Vamos demarcar esses espaços de poder pela garantia de uma construção de sociedade mais plural e menos desigual”, enfatiza trecho da chamada que tem como objetivo fortalecer e construir uma rede de lideranças indígenas, com enfoque na identificação de perfis que possam vir a fortalecer o movimento indígena no Brasil, se conectando também com redes de lideranças latinoamericanas.

Aldear a Política confira manifesto completo da Apib aqui

Em 2020, a Apib identificou, 236 candidaturas eleitas de 71 povos indígenas no primeiro turno das eleições municipais. Esse foi o maior número de parentes e parentas que conquistaram cargos públicos na história do Brasil. Em plena pandemia da Covid-19, candidatos e candidatas indígenas enfrentaram a atual crise sanitária e ocuparam cargos nos poderes executivo e legislativo, em 127 cidades de 24 estados, em todas as regiões do país.

2020 também foi o ano de maior participação indígena nas urnas, foram 2.212 candidatos nos 5.568 municípios do país – representando um aumento de 27% em relação às eleições de 2016.


A Apib lançou a mobilização Campanha Indígena (@campanhaindigena) para ampliar a representação indígena nos espaços de poder por meio da visibilidade e de suporte jurídico aos candidatos e candidatas.
“Nossa expectativa é que estes atores possam vir a ser agentes de mudança, dentro e fora da política institucional, com ênfase na representatividade e na diversidade no que tange a construção do nosso país”, reforça Apib em chamado coletivo.

Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, Brasília, DF, Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário