quarta-feira, outubro 14, 2020

15 DE NOVEMBRO – UM DIA PARA REFLEXÃO: Por José Dantas – Vereador de Jatobá


Certamente não foi por acaso, que pela necessidade de alteração do calendário eleitoral deste ano, a eleição foi remarcada para o dia 15 de novembro. É que nesta data comemora-se a Proclamação da República Brasileira, ocorrida em 15 de novembro de 1889, quando se instaurou no Brasil a forma Republicana de Governo, encerrando-se a monarquia constitucional do Império, destituindo-se o então Chefe de Estado, o imperador.


No próximo dia 15 de novembro, o povo brasileiro terá a oportunidade de instaurar em cada Município uma administração que efetivamente contemple o sistema Republicano, através do qual o governo municipal administre realmente voltado para os interesses do povo e o respeite como sendo o detentor da soberania, enquanto o prefeito seja apenas o gestor desses interesses. É esse o tipo de governo previsto na Constituição Brasileira, fundado na igualdade formal das pessoas, em que os detentores do poder político exercem-no em caráter eletivo, representativo, transitório e de forma impessoal, como previsto em seu artigo 37, que diz: “A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (...).

A República Brasileira, proclamada em 15 de novembro de 1889, completará, portanto, em 15 de novembro de 2020, 131 anos; mas, infelizmente, em alguns municípios brasileiros ainda se vive como se estivéssemos no tempo do império, o povo não é ouvido; as decisões administrativas são tomadas monocraticamente; isto é, isoladamente pelo chefe do executivo, o que não é bom para a população, a qual na maioria das vezes é a principal responsável por essas situações, quando vota em pessoas ou partidos políticos descompromissados com os princípios da República. VIVA OS REPUBLICANOS!

 Por José Dantas – Vereador de Jatobá

Nenhum comentário:

Postar um comentário