quinta-feira, março 09, 2017

Moradora de Chã Grande vai ao Recife entregar papagaio à CPRH

Iniciativa foi da agricultora Ivone Silva, que diz que gaiola “não é lugar para bicho nenhum”. Ave seguirá para o Cetas, antes de ser devolvida à natureza (Fotos: CPRH/Divulgação)

A agricultora Ivone Silva partiu cedinho da cidade onde mora – Chã Grande, no Agreste do Estado, a 82 quilômetros do Recife –, nesta quinta-feira (9), para entregar, voluntariamente, à Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), um papagaio do mangue (Amazona amazonica) , que ela adquiriu de uma vizinha, que criava a ave desde que a mesma era filhote.

“A minha vizinha criava o papagaio solto, andando pela casa. Mas, depois que ela teve filho, isso se tornou um problema. Quando o papagaio bicou a criança, a minha vizinha desistiu dele. Eu o peguei para trazê-lo para a CPRH. Vim de transporte alugado. Mas não quis soltar por lá, com medo que outra pessoa o pegue para criar. Gaiola não é lugar para bicho nenhum viver”, defendeu Ivone Silva.

O papagaio, explicou ela, “embora coma frutas e sementes de girassol, tem um alimento preferido: cuscuz molhado com café. Ele se farta!”.

A analista ambiental Joice Brito, da CPRH, explicou que o hábito alimentar inadequado prejudica os animais. “Nós vamos, aos poucos, modificando esse hábito alimentar do papagaio. O ideal é que ele se alimente só de frutas e sementes. Pelo período em que viveu domesticado, necessitará de um tempo para se adaptar a nova vida”, esclareceu. O papagaio seguirá para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas Tangara), unidade da CPRH localizada no bairro da Guabiraba, Recife, para ser avaliado por biólogo e veterinário e, quando estiver em condições de soltura, ganhará a liberdade.

A agricultora ouviu explicações sobre o trabalho de readaptação do animal e saiu satisfeita: “Foi uma realização para mim. Estou muito feliz em contribuir para que esse papagaio volte para a natureza. E vou estimular outras pessoas que criam animais presos, principalmente passarinhos, a fazerem o mesmo. Gostei muito de conhecer o trabalho da CPRH.”

Núcleo de Comunicação Social e Educação Ambiental - NCSEA
Agência Estadual de Meio Ambiente - CPRH
www.cprh.pe.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário