quarta-feira, janeiro 25, 2017

Mais de cem guaiamuns são devolvidos ao manguezal em Tamandaré

Balanço da Operação Verão teve também resgate de aves, autuações por tráfego de veículos na orla e constatação de construção irregular (Fotos: Débora Crispim/CPRH)

Cento e vinte guaiamuns resgatados e devolvidos ao manguezal, um sabiá-laranjeira e um papagaio resgatados para posterior reintrodução à natureza, seis autuações de condutores que trafegavam em faixa de praia (motos, quadriciclo e caminhonete) e a constatação de uma construção irregular na praia, com notificação do proprietário para retirada da mesma. Em resumo, este foi o balanço da terceira e mais movimentada etapa (até agora) da Operação Verão que vem sendo realizada, aos finais de semana, na região da Área de Proteção Ambiental (APA) de Guadalupe, no Litoral Sul do Estado.

A ação, articulada pela Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Tamandaré, está sendo desenvolvida com a participação de diversos órgãos, entre eles a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), Polícia Militar e Capitania dos Portos. Em razão de outras atividades de fiscalização na região, a equipe da CPRH que esteve presente só fechou o balanço do fim de semana (dias 21 e 22) nesta quarta (25).

Embora tenham sido registradas algumas autuações, o forte das ações tem sido a Educação Ambiental, procurando uma maior conscientização de moradores e visitantes sobre a importância da preservação do meio ambiente. A Praia Boca da Barra, em Tamandaré, foi uma das áreas percorridas. Foi lá onde os guaiamuns – resgatados em áreas de comércio na cidade – foram devolvidos ao manguezal, após trabalho de conscientização junto aos comerciantes locais. A espécie está na lista das ameaçadas de extinção, sendo proibida sua comercialização.

Também foi na Boca da Barra onde os agentes ambientais notificaram uma construção irregular, na qual funcionava um pequeno bar e foi constatada ainda a criação de animais, acúmulo de resíduos sólidos e fossa clandestina. O proprietário terá que retirá-la dentro de uma semana. O Plano de Manejo da APA de Guadalupe proíbe danos ou supressão de vegetação remanescente de restinga e a construção fixa ou equipamento permanente na faixa de praia.

Já em São José da Coroa Grande, em fiscalização referente à criação de animais silvestres, foram resgatados um sabiá-laranjeira e um papagaio, resultando numa multa de R$ 5,5 mil ao infrator. A ação teve resultado positivo junto à comunidade, gerando entrega espontânea de um galo de campina, um chorão e um golinha aos agentes. As aves foram levadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco (Cetas Tangara), no Recife, e serão posteriormente devolvidos à natureza.


Núcleo de Comunicação Social e Educação Ambiental - NCSEA
Agência Estadual de Meio Ambiente - CPRH

Nenhum comentário:

Postar um comentário