quinta-feira, janeiro 14, 2016

Oficinas apresentam resultados do diagnóstico ambiental no rio Piauí

Rio Piauí (Foto: Gazzeta)

Começa nessa quarta-feira, dia 13 de janeiro, no município alagoano de São Sebastião, a série de oficinas para apresentação de resultados referentes ao cadastramento de nascentes, análises de água e propostas para elaboração dos Planos de Ação referentes ao projeto de levantamento e diagnóstico ambiental nas nascentes do rio Piauí, em Alagoas. Essa é mais uma ação referente ao trabalho de recuperação hidroambiental executado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), com recursos provenientes da cobrança pelo uso da água bruta do Velho Chico.

As oficinas, conduzidas pela empresa Gama Engenharia, acontecerão ainda nos municípios alagoanos de Feliz Deserto e Penedo, respectivamente, nos dias 14 e 15 de janeiro. Na semana seguinte, nos dias 19 e 20, será a vez de o trabalho ser realizado nos municípios de Junqueiro (dia 19) e Teotônio Vilela (dia 20), também em Alagoas.

O trabalho de levantamento de nascentes começou em maio do ano passado e foi realizado pelo fato de o Piauí ser o único afluente perene do rio São Francisco no território alagoano. A expectativa, de acordo com o secretário executivo do CBHSF, Maciel Oliveira, é de que, ao final dos trabalhos, sejam recuperadas, pelo menos, 500 nascentes do rio Piauí em toda a bacia do manancial.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) é um órgão colegiado, integrado pelo poder público, sociedade civil e empresas usuárias de água, que tem por finalidade realizar a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos da bacia, na perspectiva de proteger os seus mananciais e contribuir para o seu desenvolvimento sustentável. A diversidade de representações e interesses torna o CBHSF uma das mais importantes experiências de gestão colegiada envolvendo Estado e sociedade no Brasil.

Assessoria de Comunicação CBHSF

Nenhum comentário:

Postar um comentário