sexta-feira, julho 24, 2015

CPRH participa do 25º Festival de Inverno de Garanhuns com atividade lúdica


Literatura e meio ambiente - esse foi o mote da participação da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) no 25º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), na tarde da última quarta-feira (22), na biblioteca pública do Parque Euclides Dourado, que recebeu o projeto Garanhuns Navegando nas Ondas da Leitura, promovido pela editora Imeph, que estimula crianças e jovens a descobrirem o gosto pela leitura e escrita literária.

"Estamos trabalhando com apresentações artísticas que incluem músicas, contações de histórias e jogos teatrais. E, claro, a temática meio ambiente não poderia ficar de fora. Foi muito importante a participação da CPRH, pois além dos livros produzidos com os contos ambientais que pudemos explorar, foi também um momento de esclarecimento sobre as formas de atuação do órgão", declarou o representante da editora Imeph, responsável pela programação na biblioteca, Paulo André Viana. Além de organizar a programação, Paulo André contou histórias como Será que é? e A Galinha Maluquinha, ambos de autoria da jornalista da CPRH, Francicleide Palhano. As publicações são utilizadas nas atividades de educação ambiental promovidas pelo setor de comunicação social da Agência.

O público, formado por adolescentes e crianças acompanhadas pelos pais, divertiu-se e questionou, quando estimulado a responder sobre questões ambientais. "Foi muito bom receber essas informações. Como o grilo da história que ouvimos há pouco, precisamos ser aquela voz que chama a atenção para os prejuízos ao meio ambiente. E lembrar sempre: qual é a minha responsabilidade em tudo isso?", argumentou a arquiteta Solange Moura, referindo-se a um dos personagens da história A Galinha Maluquinha. A estudante Bruna (10) fez questão de informar como se faz a separação do material reciclado na sua residência e enfatizou: "lá em casa já estamos acostumados. Ninguém joga fora o que o catador pode aproveitar". Pedro Paulo (14) aproveitou para pedir informações sobre a criação de animais silvestres. Para o adolescente, muita gente cria animais sem saber que é crime ambiental. "Acho que falta à população ter esse conhecimento. Eu mesmo não sabia que era proibido criar galo-de-campina", defendeu.

Em Garanhuns, a Unidade Integrada de Gestão Ambiental (Uiga) fica localizada Rua Joaquim Távora, s/n no Centro Administrativo do município (bairro Heliópolis). A Uiga de Garanhuns atende também através do telefone (87) 3761-0697.

Núcleo de Comunicação Social e Educação Ambiental - NCSEA/CPRH

Nenhum comentário:

Postar um comentário