terça-feira, outubro 14, 2014

Cacique Marcelo, da Aldeia Entre-Serras Pankararu, fala sobre o desbloqueio da guarita da Transposição em Floresta


Nessa segunda-feira (13), após negociação que resultou na liberação do acesso ao canteiro de obras da Transposição em Floresta (PE), bloqueado desde a manhã de sábado (11) por grupos de produtores e líderes de Petrolândia, conversamos com o cacique Marcelo Gomes Monteiro, da Aldeia Entre-Serras Pankararu. A desocupação ocorreu após a chegada da Força Nacional com ordens para liberar a entrada da obra com uso da força, se preciso. Não houve confronto. O desbloqueio foi conduzido pacificamente.

O movimento Salve o Rio São Francisco montou acampamento em frente à guarita e impediu a entrada de funcionários para o teste de bombas que retiraria água do lago de Itaparica. Os produtores rurais de Petrolândia reclamam que o acesso à água do lago .já está difícil, dado o baixo volume da represa, prejudicando a irrigação dos lotes.

Pedimos ao cacique sua opinião quanto ao desfecho das negociações e se teria ficado satisfeito


''Assis, a avaliação que eu faço é que as reivindicações feitas por todos nós que estávamos aqui foi boa. Através da mídia, que é uma coisa muito forte hoje, e você está aqui e vai mostrar pra Brasília e pra sociedade em geral, todos esses problemas que muitos não sabem e que precisam saber. O que nós (índios da aldeia Entre-Serra Pankararu) achamos é que antes de realizar essa transposição, eles (o governo) tinham que se preocupar em dar as condições para quem mora perto do rio, e até os dias de hoje não tem acesso a água. Um exemplo é a nossa aldeia que ainda é abastecida por carros pipa, e se não fosse o prefeito a gente estava passando sede''.

Sobre agenda conseguida em Brasília para negociações com o ministro da Integração Nacional

''Foi muito bom por que a gente conseguiu através da articulação de Lourival (Simões)) a garantia de uma agenda em Brasília com o ministro da Integração (Francisco Teixeira) para que seja pontudo as nossas propostas, que são as propostas de nós indígenas que queremos ter acesso a margem do rio São Francisco''.

O que achou do apoio prometido por Kaio Maniçoba (eleito deputado federal)

''Eu parabenizo o Kaio por que é difícil você ver uma pessoa que foi eleito, e antes mesmo de assumir já veio aqui dar apoio a todos nós. Ele veio aqui se juntar ao povo que precisa de apoio, então isso é muito bom, e também ele prometeu está ao nosso lado lutando pelas nossas causas a partir do momento em que esteja lá em Brasília''.

Perguntei sobre a sensação  de morar perto do rio São Francisco e não ter acesso a água encanada

''Olha Assis, você agora tocou em um assunto que é o que mais me dói. Desde pequeno que eu olho o rio de lá da aldeia onde moro, que são apenas quatro quilômetros e, apesar do São Francisco ficar tão perto da gente, a gente não tem acesso a ele. Essa dor eu sinto desde criança, porque eu sei que o rio São Francisco também pertence a nós, mas quem sabe agora a gente indo lá em Brasília, alguma coisa não seja definida em favor do nosso povo."

Redação do Blog de Assis Ramalho
Foto: Assis Ramalho

Notícias relacionadas (clique para ler)
>Floresta: Produtores de Petrolândia desbloqueiam entrada do canteiro de obras da Transposição; testes de bombas foram fracassados
>Entrevista do ministro da Integração, Francisco Teixeira, sobre a situação do Lago de Itaparica e ações emergenciais para o Perímetro Irrigado
>Lideranças de Petrolândia reúnem-se com ministro da Integração e decidem por manutenção do bloqueio de acesso à Transposição
>Em Floresta, ministro da Integração negocia com manifestantes desbloqueio de obra da Transposição
>Acesso à Transposição em Floresta é bloqueado por caravana de produtores de Petrolândia

Nenhum comentário:

Postar um comentário