terça-feira, junho 03, 2014

Hoje é o Dia Nacional em Defesa do Velho Chico

 

Nesta terça-feira, 03 de junho, os municípios que integram a Bacia do Rio São Francisco estarão mobilizados em torno do Dia Nacional em Defesa do Velho Chico. Será um dia inteiro de ações em toda a extensão da bacia, alertando a sociedade para a necessidade de revitalização do São Francisco.

Cidades-polos regionais, como Penedo-AL, Juazeiro-BA, Três Marias–MG e Bom Jesus da Lapa–BA concentrarão atos como: Caminhadas, barqueatas (grande cortejo de barcos), peixamentos (soltura de alevinos nas águas do rio), devolução simbólica de água limpa ao São Francisco, mostra de painéis acadêmicos e debates envolvendo pescadores, comunidades indígenas, quilombolas, pesquisadores, estudantes e gestores públicos.

Submédio – Para simbolizar a vida no rio, a comunidade do Submédio São Francisco concentrará as atividades no trecho entre as cidades de Juazeiro, na Bahia e Petrolina, em Pernambuco. A partir das 14h, haverá uma caminhada saindo do bairro Ancari, no município baiano, em direção à orla do rio, na altura do Vapor Saldanha Marinho.

Deste ponto, a população mobilizada irá se deslocar pela ponte Presidente Dutra até a Ilha do Fogo, onde acontece a soltura de alevinos (peixamento) e devolução de água limpa para o rio, por meio de potes, moringas e baldes trazidos pelos moradores. A atividade contará com ampla participação dos estudantes das escolas locais, que suspenderão as aulas mais cedo para integração da comunidade escolar na mobilização.


A campanha “Eu viro carranca para defender o Velho Chico”, promovida pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco-CBHSF, tem atraído a atenção da sociedade e garantido a adesão de comunicadores, artistas, ativistas e até de moradores de cidades distantes do rio e seus afluentes, por meio de apoios e depoimentos nas mídias sociais. A campanha também tem dado destaque a discussões relevantes para a vida do rio como a vazão ecológica, disponibilidade hídrica e os usos múltiplos das águas. Para mais informações sobre a campanha, além de textos, imagens e material audiovisual, acesse: http://virecarranca.com.br/

O presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, explica que a manifestação não significa um protesto. “Será um dia de mobilização em defesa do nosso 'Velho Chico', não de protesto. Com isso, as comunidades, a população, os defensores da causa do São Francisco, todos podem ter iniciativas que marquem a data. Pode ser uma caminhada, uma ação dentro do rio, uma entrevista em emissora de rádio ou de televisão. O importante é que o São Francisco seja lembrado nesse dia em sua importância para o país”, observa.

Fonte: CBH - São Francisco
Fotos: Assis Ramalho e Lúcia Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário