sábado, novembro 02, 2013

Petrolândia: Prof. Roberto Oliveira é destaque no site da Secretaria Estadual de Educação com projeto de fórmula 1

EREM Maria Cavalcanti Nunes demonstra leis de Newton com campeonato de miniaturas de fórmula 1

Estudantes disputaram para ver quais modelos percorriam em menos tempo uma pista de seis metros de comprimento

Professor e estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Maria Cavalcanti Nunes, em Petrolândia, no sertão pernambucano, encontraram uma maneira prática e divertida de trabalhar o conteúdo de física. Eles realizaram um campeonato de miniaturas de fórmula 1 – concebidas por eles mesmos utilizando um software de projetos em três dimensões e executados em madeira em uma marcenaria do município – que disputaram para ver quem percorria em menor tempo uma pista de seis metros de comprimento e 35 centímetros de largura, também por eles produzida.

As miniaturas foram disparadas por uma bomba de ar comprimido. Ao todo 36 estudantes de ensino médio participaram da atividade, concebida pelo professor de física Roberto Oliveira. “Busquei fazer uma contextualização das três leis de Newton. Eles viram que o carro só saiu do repouso depois de uma ação externa, o que exemplifica a primeira lei, a da inércia. Pela segunda, o princípio fundamental da dinâmica, eles perceberam que a aceleração do carrinho é inversamente proporcional à sua massa, por isso eles buscaram fazer modelos mais leves. E por último, a terceira lei, da ação e reação, que faz o carro se movimentar”, explicou o professor.

Os estudantes utilizaram o tablet do Programa Aluno Conectado para desenvolver um cronômetro acionado ao início e ao final do percurso, marcando o tempo exato do percurso. Além de divertido, os estudantes aproveitaram o projeto também no quesito pedagógico. “Foi muito proveitoso. Aprendi sobre pressão de gases, velocidade, força, e as leis de Newton”, afirmou o aluno Matheus Alberto, 15 anos. “Eu pude por em prática os assuntos que eu já via na sala de aula, como atrito, aceleração e força”, completou Inara Sulane, 14 anos.

O trabalho chamou a atenção até de outras escolas sertanejas. “Também fomos convidados a apresentar o projeto na feira de ciências da EREM de Itaparica, no município vizinho de Jatobá”, conta o professor Roberto.

Notícias relacionadas (clique para ler):

Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco
Fotos: Roberto Oliveira/divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário