quarta-feira, julho 05, 2017

Jatobá: Entrega de veículo causa polêmica entre prefeitura e conselho tutelar do município


Entrevista foi concedida na manhã desta quarta (5) no programa `Acordando com as Notícias`, transmitido pela Web Rádio Petrolândia (Fotos: Lúcia Xavier).

A doação de um “Kit Conselho Tutelar,”composto por um veículo Aircross da Citroen 0 km, mais 05 computadores, 01 impressora, 01 geladeira e 01 bebedouro, para o uso do Conselho Tutelar de Jatobá, deu o que falar na cidade. A polêmica envolve a prefeitura da cidade e os próprios conselheiros tutelares, que afirmam não terem sido convidados para a cerimônia de entrega.

De acordo com informações da assessoria da Prefeitura de Jatobá, a conquista foi através de indicação do vereador Mardônio Varjão (DEM), viabilizada por uma Emenda Parlamentar do Deputado Federal Augusto Coutinho (SD).

A entrega dos equipamentos de informática e eletrodomésticos foi realizada na gestão anterior, já o veículo Aircross foi entregue no dia 3 de junho deste ano pela prefeita Goreti Varjão.

Para falar sobre o polêmico assunto, o conselheiro tutelar de Jatobá, Neto, foi entrevistado pelo radialista e blogueiro Assis Ramalho, na manhã desta quarta-feira (05), no programa 'Acordando com as Notícias', transmitido pela Web Rádio Petrolândia.

De acordo com o conselheiro, os méritos da conquista do Kit foram todos deles, dos cinco conselheiros do município, e a conquista não dependeu de política nem de políticos.

''Essa conquista começou em 2016 quando participamos, em cidades pernambucanas, de várias formações continuadas para o Conselheiro Tutelar. Em uma dessas cidades, a gente descobriu que o governo federal estava doando Kits para todos conselheiros tutelares do Brasil. Foi quando a gente trouxe [a ideia] pra cá (Jatobá), para entrar na internet, e ver como era os procedimentos. Realmente, descobrimos que o governo federal estava distribuindo esses kits, e descobrimos também como procedia para que esse kit chegasse até nós. Na ocasião, teríamos que responder um questionário online e a prefeitura teria que responder outro questionário. Tinha que ser os dois órgãos, o Conselho Tutelar e a prefeitura. Inclusive, tivemos que fazer uma emenda na lei municipal, atualizando o estatuto que fala do Conselho Tutelar. Então, a gente foi até o prefeito, da gestão anterior (Robson Leandro), e ele não se opôs a nada e, de imediato, pediu a reforma da emenda da lei, e a lei foi atualizada, e pudemos responder o nosso questionário e enviar. Ficamos aguardando, e todos os dias a gente ligava pra lá, para o órgão competente da distribuição do kit, pedindo e reclamando. E, em outubro de 2016, foi aprovado o nosso kit. Nosso kit foi aprovado, graças aos nossos esforços. O kit foi aprovado e começou a chegar. Chegou primeiramente a geladeira, depois os computadores, depois a impressora, e tudo foi chegando aos poucos'', diz Neto.

De acordo com Neto, o veículo não foi liberado no ano passado por problemas de burocracias no órgão federal, mas que era uma questão de tempo o carro chegar a Jatobá.

''O veículo estava aprovado, já estava liberado pela concessionária, mas eles diziam que, pra liberar o carro, tinha uma grande burocracia. Então, devido a essa burocracia, o carro não foi entregue no ano passado, mas o veículo já estava garantido, e a gestão atual recebeu a incumbência de pegar esse carro''.

Neto também disse que a conquista do kit foi graças a eles, conselheiros tutelares, e à gestão anterior.

Para adquirir o kit, não dependeu de políticos. Dependeu de nós, conselheiros, quem descobriu foi os conselheiros. Em primeiro lugar, estamos nós, conselheiros: eu, Sônia Dantas, Jodeilda, Alteane  e Edemir. Então, eu quero dizer à população que isso foi uma conquista, justamente com a gestão anterior''.

Neto fala da chateação e decepção por não terem sido convidados os conselheiros para o evento de entrega do automóvel.

''Acho que a gente [membros do Conselho Tutelar] deveria ter sido convidado. Estávamos muito ansiosos, porque foi uma conquista, em primeiro lugar, nossa. Sobre a gente não ter comparecido ao evento, eu quero até pedir desculpa à população por a gente não ter comparecido, mas foi devido a gente não ter sido convidado. A gente deveria ter sido convidado, de forma oficial, mas nem verbalmente a gente foi.

Também na entrevista Neto falou sobre os trabalhos dos conselheiros tutelares no município, entre outros assuntos. Confira, na íntegra, o áudio abaixo.

Clique no link para ouvir>Assis Ramalho entrevista Neto, Conselheiro Tutelar de Jatobá

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Lúcia Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário