O apagão nacional, registrado na madrugada desta terça-feira (14), afetou 27 municípios do interior de Pernambuco. A falta de energia foi registrada em, pelo menos, 15 estados brasileiros e no Distrito Federal.
De acordo com a Neoenergia, o apagão durou cerca de 40 minutos em Pernambuco. Ao todo, 19 subestações de energia foram impactadas, o que provocou a interrupção do fornecimento de energia.
Confira os municípios do interior de PE afetados pelo apagão nacional:
Água Preta
Águas Belas
Barra de Guabiraba
Belém de Maria
Bezerros
Bom Conselho
Bonito
Buíque
Caruaru
Casinhas
Catende
Cortês
Gravatá
Itaíba
Jaqueira
Lagoa dos Gatos
Lajedo
Palmares
Paranatama
Passira
Pedra
Sairé
Saloá
São Joaquim do Monte
Terezinha
Tupanatinga
Xexéu
Segundo o governo federal, o apagão foi causado por um incêndio em uma subestação no Paraná, afetando o Sistema Interligado Nacional (SIN). Além de Pernambuco, houve falta de energia no Distrito Federal e nos seguintes estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Amazonas, Minas Gerais, Santa Catarina, Goiás, Rio Grande do Norte, Maranhão, Paraíba, Sergipe, Rondônia, Ceará e Amapá.
Através das redes sociais, o Ministério de Minas e Energia (MME) disse que a ocorrência teve início em incêndio em reator na Subestação de Bateias (Paraná) que desligou toda a subestação de 500 kV, e que:
"ocorreu perturbação de grande porte no Sistema Interligado Nacional, com desligamento de cerca de 10.000 MW de cargas";
"o retorno dos equipamentos e a recomposição das cargas se deu de maneira controlada, logo nos primeiros minutos, sendo que até 1h30min todas as cargas das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro - Oeste foram restabelecidas".
O MME vai fazer uma reunião com os principais agentes envolvidos para identificar as causas do apagão. Já o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) deverá iniciar a elaboração do Relatório de Análise da Perturbação até sexta-feira (17).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.