terça-feira, setembro 03, 2024

Prodeter - BNB de Economia Circular promove ações de incentivo e desenvolvimento sustentável na Região Metropolitana do Recife


Recife, PE – No dia 28 de agosto, o Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste (Prodeter), em sua vertente de Economia Circular, realizou uma ação importante na Região Metropolitana do Recife (RMR/PE). Coordenado pela Agente de Desenvolvimento Elizabeth Bastos, o evento marcou a entrega de garrafas squeezes aos cooperados participantes do programa. A ação é fruto de uma parceria com a indústria de PET Valgroup, responsável pela compra e doação das garrafas.

A iniciativa, acompanhada pela Gestora Ambiental da Valgroup, Maria Botelho, pela coordenadora da Célula de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste, Angélica Brasileiro, e pelo gestor da área, Josué Lucena de Lira, tem como objetivo incentivar o consumo de água entre os catadores e catadoras durante a execução de suas atividades. A distribuição de garrafas visa suprir a falta de utensílios adequados, beneficiando diretamente mais de duzentos trabalhadores da coleta seletiva.



Durante a ação, foram visitadas cinco das treze cooperativas integrantes do programa, com previsão de atender as demais ao longo da semana. A iniciativa reflete o compromisso do Banco do Nordeste em promover a inclusão e o desenvolvimento sustentável na RMR, por meio de apoio aos trabalhadores da coleta seletiva e da divulgação das oportunidades de crédito para setores menos assistidos da sociedade.

Além desta ação, o Prodeter Economia Circular também firmou uma parceria no dia 17 de agosto com a Uninassau – Boa Viagem e a empresa de transportes Mobibrasil. Nesta colaboração, a universidade ofereceu serviços odontológicos e psicológicos aos catadores, enquanto a Mobibrasil cedeu dois ônibus para facilitar o deslocamento dos trabalhadores.

O Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste segue comprometido em implementar novas ações que fortaleçam a coleta seletiva na região, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e para a melhoria das condições de trabalho dos catadores.


Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos: Adelmo Azevedo/ Angélica Brasileiro/BNB

Nenhum comentário:

Postar um comentário